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Título : Pedagogia do MST e epistemologia da mística : uma gramática simbólica da formação de militantes
Autor : MOURA, Ricelio Regis Barbosa da Silva
Palabras clave : Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Brasil); Educação popular; Mística; Reforma agrária
Fecha de publicación : 11-oct-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : MOURA, Ricelio Régis Barbosa da Silva. Pedagogia do MST e epistemologia da mística: uma gramática simbólica da formação de militantes. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : A Pedagogia e a Mística são elementos presentes que fazem parte da organização e das relações sociais dos Sem Terra. O objetivo desta pesquisa foi compreender a pedagogia do MST e a epistemologia da mística, dentro dos processos de luta por terra e dignidade dos sujeitos Sem Terra, com os seus potenciais mobilizadores no Centro de Formação Paulo Freire em Caruaru-PE. Tivemos como pergunta: Em que consiste a pedagogia do MST e a epistemologia da mística e quais os seus aspectos e dimensões educativos potencializadores de empoderamentos dos militantes e da práxis transformadora? Tivemos como contribuições teóricas: Freire (1987); Stedile (2013); Sauer (1998); Lage (2005); Comblin (2002); Comparato (2003); Gutiérrez (1986); Caldart (2000); Bogo (2002); Boff (1980); entre outros autores, além das produções do MST e as falas dos colaboradores do estudo. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com observação participante e entrevistas semiestruturadas. Como análise documental e dos registros de campo, servimo-nos da análise de conteúdo com recorte temático de Bardin (1977). Os resultados mostram a Pedagogia do MST como uma educação outra, subversiva, crítica e reflexiva, formada a partir da realidade vivida. A Mística como unificadora, mobilizadora e produtora de conhecimento. Ela firma uma epistemologia, pois, ela introduz a inteligência simbólica dos sonhos e imagens dos ideais coletivos de afirmação dos sujeitos e das suas emancipações no arcabouço formativo dos seus militantes, mobilizando-o nos formatos aprendentes, nas lutas pela terra e dignidade, num arcabouço teórico na contramão da razão formal e instrumental.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37792
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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