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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Everaldo Fernandes da-
dc.contributor.authorMOURA, Ricelio Regis Barbosa da Silva-
dc.date.accessioned2020-09-03T18:00:55Z-
dc.date.available2020-09-03T18:00:55Z-
dc.date.issued2019-10-11-
dc.identifier.citationMOURA, Ricelio Régis Barbosa da Silva. Pedagogia do MST e epistemologia da mística: uma gramática simbólica da formação de militantes. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37792-
dc.description.abstractA Pedagogia e a Mística são elementos presentes que fazem parte da organização e das relações sociais dos Sem Terra. O objetivo desta pesquisa foi compreender a pedagogia do MST e a epistemologia da mística, dentro dos processos de luta por terra e dignidade dos sujeitos Sem Terra, com os seus potenciais mobilizadores no Centro de Formação Paulo Freire em Caruaru-PE. Tivemos como pergunta: Em que consiste a pedagogia do MST e a epistemologia da mística e quais os seus aspectos e dimensões educativos potencializadores de empoderamentos dos militantes e da práxis transformadora? Tivemos como contribuições teóricas: Freire (1987); Stedile (2013); Sauer (1998); Lage (2005); Comblin (2002); Comparato (2003); Gutiérrez (1986); Caldart (2000); Bogo (2002); Boff (1980); entre outros autores, além das produções do MST e as falas dos colaboradores do estudo. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com observação participante e entrevistas semiestruturadas. Como análise documental e dos registros de campo, servimo-nos da análise de conteúdo com recorte temático de Bardin (1977). Os resultados mostram a Pedagogia do MST como uma educação outra, subversiva, crítica e reflexiva, formada a partir da realidade vivida. A Mística como unificadora, mobilizadora e produtora de conhecimento. Ela firma uma epistemologia, pois, ela introduz a inteligência simbólica dos sonhos e imagens dos ideais coletivos de afirmação dos sujeitos e das suas emancipações no arcabouço formativo dos seus militantes, mobilizando-o nos formatos aprendentes, nas lutas pela terra e dignidade, num arcabouço teórico na contramão da razão formal e instrumental.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Brasil)pt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectMísticapt_BR
dc.subjectReforma agráriapt_BR
dc.titlePedagogia do MST e epistemologia da mística : uma gramática simbólica da formação de militantespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3003020471655262pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0104022108712505pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxPedagogy and Mysticism are elements that constitute the organization of life and struggles of the Landless Movement (MST). The objective of this research was to understand the pedagogy of the MST and the epistemology of the mystical, within the processes of struggle for land and dignity of the landless blokes, with their potential mobilizers, at Paulo Freire Training Center in Caruaru-PE. We elect as a question: What is the pedagogy of the MST and the epistemology of the mystic and what are their educational aspects and dimensions that make possible the empowerment of militants and transformative praxis? We have been use the theoretical contributions of: Freire (1987); Stedile (2013); Sauer (1998); Lage (2005); Comblin (2002); Comparato (2003); Gutierrez (1986); Caldart (2000); Bogo (2002); Boff (1980); among other authors, besides the MST productions and the speeches of the study collaborators. The research is qualitative approach, serving us for data collection: participant observation and semistructured interviews. As documentary analysis and field records, we have been used Bardin's (1977) thematic content analysis. The results show the MST Pedagogy as a transforming, subversive, critical, reflexive education formed from the lived reality, having, above all, the struggle for land as a fundamental pillar. Mysticism proved to be a unifying, mobilizing, identity mark of the Movement and a producer of knowledge. It establishes itself as an epistemology because it introduces the symbolic intelligence of dreams and images of collective ideals, contributing to the affirmation of the blokes and their emancipations, involving the subjectivities of their militants in their formative itinerary. Furthermore, this symbolic formation mobilizes its participants on the horizon of the struggles for land and dignity, in a theoretical and practical understanding that delegitimizes the exclusivity of formal, instrumental and logocentric reason.pt_BR
dc.description.abstractxLa pedagogia y la mística son elementos que constituyem la organización de la vida y de las luchas del Movimento Sem Terra (MST). El objetivo de esta investigación fue compreender la pedagogia del MST y la epistemologia de la mística, dentro de los processos de lucha por la tierra y la dignidade de los sujetos sin tierra, con sus potenciales movilizadores, en el Centro de Formación Paulo Feire em Caruaru-PE. Elegimos como pregunta: Cuál es la Pedagogia del MST y la epistemologia de la mística y caules son sus aspectos y dimensiones educativas que potenciam el empoderamiento de los militantes y la práxis transformadora? Utilizamos las contribuiciones teóricas de: Freire (1987); Stedile (2013); Sauer (1998); Lage (2005); Comblin (2002); Comparato (2003); Gutiérrez (1986); Caldart (2000); Bogo (2002); Boff (1980); entre otros autores, además de las producciones del MST y discursos de los colaboradores del estúdio. Es una investigación de enfoque cualitativo, que nos sirve para la recopilación de datos: observación participante y entrevistas semiestruturadas. Como análisis documental y registros de campo, utilizamos el análisis de contenido temático de Bardin (1977). Los resultados muestram la pedagogia del MST como uma educación transformadora, subversiva, crítica y reflexiva formada a partir de la realidad vivida, teniendo, sobre todo, la lucha por tierra como um pilar fundamental. La mística haya demostrado ser uma huella de identidad unificadora, movilizadora del Movimento y un productor de conocimento. Se establece como una epistemologia, porque instroduce la inteligencia simbólica de los sueños e imágens de ideales colectivos, contribuyendo a la afirmación de los sujetos y sus emancipaciones, implicando las subjetividades de sus militantes en su itinerario formativo. Además, esta formación recubierta por lo simbólica moviliza a sus participantes en el horizonte de las luchas por la tierra y la dignidad, en una comprensión teórica y práctica que deslegitima la exclusividade de la razón formal, instrumental y logocênctrica.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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