Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37259

Compartilhe esta página

Título: Estado e espectro: um estudo histórico-jurídico sobre o acesso à saúde mental por pessoas com Transtorno do Espectro Autista no Brasil
Autor(es): Sousa Júnior, Luiz Maurício Cassimiro de
Palavras-chave: Autismo; Direito à saúde; Saúde Mental; Luta Antimanicomial; Planos de Saúde
Data do documento: 1-Dez-2019
Citação: SOUSA JÚNIOR, Luiz Maurício Cassimiro de; BARBOSA, Maria Lúcia (Orient.). Estado e espectro: um estudo histórico-jurídico sobre o acesso à saúde mental por pessoas com Transtorno do Espectro Autista no Brasil. 2019. 60 f. TCC(graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Recife - CCJ - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Recife, 2019.
Abstract: O Transtorno do Espectro Autista é uma desordem do neurodesenvolvimento infantil caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social, além da incidência de restrição de interesses, comportamentos repetitivos e hipersensibilidades sensoriais. Este transtorno ganhou visibilidade nos últimos anos, de modo que embora sempre tenham havido casos de pessoas autistas, apenas recentemente a mídia e a sociedade em geral passaram a compreender um pouco mais sobre o TEA. Atualmente, depois de anos em um sistema fundado em bases de isolamento e medicação excessiva, a saúde pública no Brasil passou a adotar uma lógica de abordagem das doenças mentais – aí incluído o autismo – pautada na inclusão do indivíduo no meio que o cerca, não visando exclusivamente a adaptação deste à sociedade, mas também a abertura desta última para aceitação de indivíduos atípicos. Avaliando estruturas históricas e normativas, o trabalho busca examinar a forma como o acesso aos tratamentos necessários às pessoas com TEA se deu ao longo dos anos, com maior relevo para o período após a redemocratização brasileiras e instauração do Sistema Único de Saúde. Por fim, aponta-se a forma como a iniciativa privada se aproveita das falhas do SUS para formar um nicho mercantil, a maneira como as empresas operadoras de planos de saúde integram esta relação e a postura do judiciário em tal contexto.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37259
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maurício Cassimiro - Final.pdf600,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons