Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37168

Compartilhe esta página

Título: O princípio da dupla tipicidade nos procedimentos de cooperação internacional: uma análise nos crimes de evasão de divisas e lavagens de dinheiro no contexto Brasil e Suíça.
Autor(es): Soares, Andresa Andriely
Palavras-chave: Direito internacional criminal; Cooperação internacional; Evasão de divisas; Lavagem de dinheiro; Brasil e Suíça
Data do documento: 1-Dez-2019
Citação: SOARES, Andresa Andriely; WEBERBAUER, Paul Hugo (Orient.). O princípio da dupla tipicidade nos procedimentos de cooperação internacional: uma análise nos crimes de evasão de divisas e lavagens de dinheiro no contexto Brasil e Suíça. 2019. 57 f. TCC(graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Recife - CCJ - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Recife, 2019.
Abstract: O princípio da dupla tipicidade e as suas variadas interpretações estão sendo cada vez mais suscitados na lógica procedimental internacional-penal devido às inúmeras solicitações de cooperação internacional em matéria penal na contemporaneidade. Apesar de não ser um fenômeno recente, a colaboração vem recebendo maior destaque devido aos esforços para investigar os crimes transfronteiriços, figurando os delitos de evasão de divisas e lavagem de dinheiro como sendo o principal foco, principalmente após a deflagração da operação “lava jato” no Brasil. Este marco histórico foi essencial para a discussão das inadequações encontradas tanto nas legislações sobre os delitos, que contém várias lacunas, quanto na análise de como a cooperação internacional vem sendo delineada. Nesse sentido, a flexibilidade do princípio passou a ser questionada a partir da análise das decisões recentes envolvendo o auxílio estabelecido com a Suíça – que se apresenta como o país que mais assistiu ativamente e passivamente o Brasil. O trabalho, então, examina a mudança histórica relacionada ao princípio da dupla tipicidade no contexto das relações com a Confederação Helvética, apontando para diversas irregularidades e vícios que contradizem dispositivos legais internos e tratado firmado entre ambos os países. Com base em tal premissa, tece-se críticas a instabilidade ocasionada pela mudança repentina de entendimento, que se sustenta em pressupostos do direito penal simbólico. Conclui-se, então, que as alterações dos parâmetros adotados equivocadamente precisam ser revistas de maneira que o combate aos crimes de colarinho branco não ignore os direitos constitucionalmente adquiridos dos investigados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37168
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Andresa A. Soares.pdf646,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons