Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36991

Compartilhe esta página

Título: Sequência didática construtivista sobre tricomoníase: propostas de metodologias ativas em escolas de ensino e tempo integral
Autor(es): ALVES, Sear-Jasube de Oliveira
Palavras-chave: Educação em Saúde; Infecções Sexualmente Transmissíveis – Estudo e Ensino; Sequência Didática
Data do documento: 10-Dez-2019
Citação: ALVES, S. O.
Abstract: A tricomoníase, infecção provocada por Trichomonas vaginalis, se torna um problema de saúde pública a partir dos altos índices de infecções e da sua relação com demais IST, tornando o infectado mais suscetível a infecção por outrem, como pelo vírus HIV. Para isto, analisou-se, através de trabalhos publicados, como estava ocorrendo a educação em saúde e os métodos para a promoção da saúde nas escolas de ensino médio, em relação à abordagem da tricomoníase e demais IST; resultando em poucos trabalhos publicados nos últimos cinco anos e com sugestões para a prevenção já preconizadas pelas esferas governamentais, com programas e campanhas. Neste contexto de escassez de trabalhos, e estes com propostas para a promoção da saúde tradicionais e insuficientemente eficazes, este trabalho propõe como forma de recurso para a educação em saúde sobre a tricomoníase na escola, uma sequência didática de caráter construtivista, na qual os educandos terão que, além de produzir textos informativos, corrigi-los entre si e, então, divulgar em um blog específico a fim de possibilitar uma maior disseminação da informação entre os demais jovens; visto que diante da pesquisa feita, a maioria dos adolescentes carecem de informação sobre a educação sexual, fazendo-se necessárias mais intervenções e o desenvolvimento de mais ações relacionadas aos cuidados com a saúde.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36991
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALVES, Sear-Jasube de Oliveira.pdf799,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons