Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36991

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorREHN, Vitorina Nerivânia Covello-
dc.contributor.authorALVES, Sear-Jasube de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-03-12T21:10:17Z-
dc.date.available2020-03-12T21:10:17Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.date.submitted2020-03-12-
dc.identifier.citationALVES, S. O.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36991-
dc.description.abstractA tricomoníase, infecção provocada por Trichomonas vaginalis, se torna um problema de saúde pública a partir dos altos índices de infecções e da sua relação com demais IST, tornando o infectado mais suscetível a infecção por outrem, como pelo vírus HIV. Para isto, analisou-se, através de trabalhos publicados, como estava ocorrendo a educação em saúde e os métodos para a promoção da saúde nas escolas de ensino médio, em relação à abordagem da tricomoníase e demais IST; resultando em poucos trabalhos publicados nos últimos cinco anos e com sugestões para a prevenção já preconizadas pelas esferas governamentais, com programas e campanhas. Neste contexto de escassez de trabalhos, e estes com propostas para a promoção da saúde tradicionais e insuficientemente eficazes, este trabalho propõe como forma de recurso para a educação em saúde sobre a tricomoníase na escola, uma sequência didática de caráter construtivista, na qual os educandos terão que, além de produzir textos informativos, corrigi-los entre si e, então, divulgar em um blog específico a fim de possibilitar uma maior disseminação da informação entre os demais jovens; visto que diante da pesquisa feita, a maioria dos adolescentes carecem de informação sobre a educação sexual, fazendo-se necessárias mais intervenções e o desenvolvimento de mais ações relacionadas aos cuidados com a saúde.pt_BR
dc.format.extent50 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectInfecções Sexualmente Transmissíveis – Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.titleSequência didática construtivista sobre tricomoníase: propostas de metodologias ativas em escolas de ensino e tempo integralpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coROCHA, Tamiris Alves-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6063786391839030pt_BR
dc.description.abstractxTrichomoniasis, an infection caused by Trichomonas vaginalis, becomes a public health problem due to the high rates of infection and its relationship with other STIs, making the infected more susceptible to infection by others, such as the HIV virus. For this, it was analyzed, through published works, how health education and health promotion methods were taking place in high schools, in relation to the approach of trichomoniasis and other STIs; resulting in few works published in the last five years and with suggestions for prevention already advocated by government spheres, with programs and campaigns. In this context of scarcity of works, and these with proposals for the promotion of traditional and insufficiently effective health, this work proposes as a resource for health education on trichomoniasis in school, a didactic sequence of constructivist character, in which the students In addition to producing informative texts, they will have to correct them among themselves and then disseminate them on a specific blog in order to enable greater dissemination of information among the other young people; Given the research, most adolescents lack information on sex education, requiring more interventions and the development of more actions related to health care.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3550954305166262pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALVES, Sear-Jasube de Oliveira.pdf799,09 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons