Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36989

Share on

Title: Ensino da biologia na educação de jovens e adultos: inserção de metodologias e recursos alternativos
Authors: SILVA, Vanessa Poliana Batista
Keywords: Ensino de Ciências; Biologia – Estudo e Ensino; Educação de Jovens e Adultos
Issue Date: 10-Dec-2019
Citation: SILVA, V. P. B.
Abstract: O ensino de biologia para o ensino da educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública passa por vários problemas e vertentes. Esse público é assegurado por lei, mas a ausência de uma nova modelação nestas legislações deixa vários aspectos educacionais descobertos. Partindo desse pressuposto, avaliamos quais contribuições poderia ofertar para a melhoria no aprendizado e desenvolvimento pessoal e cognitivo dos alunos deste grupo. Sendo assim, aplicamos uma sequência metodológica baseada na participação ativa dos alunos e recursos alternativos que venha auxiliar o aprendizado e aptidões. Através do uso de questionários pré-teste e pós teste, elaboração de recursos alternativos abordando a temática do sistema digestório por partes dos estudantes que também atendesse suas expectativas e incluísse o aluno com deficiência auditiva, ainda nesta vertente, Procuramos criar um recurso de apoio didático: “A caixa do aprendendo e digerindo”. Visando o aprimoramento e auxílio no processo de ensino- aprendizagem dos referidos estudantes na temática trabalhada onde evidenciou-se o sistema digestório e suas correlações morfológicas e funcionais. Toda a sequência desenvolvida integrou os alunos ao conteúdo, bem como instruí-los e lhes inserir como participante ativo do aprender e construir, respeitando o processo baseado na equidade, pois cada ser tem uma forma de se desenvolver e ver o mundo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36989
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Vanessa Poliana Batista.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons