Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36989
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVEIRA, Emanuel Souto da Mota | - |
dc.contributor.author | SILVA, Vanessa Poliana Batista | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-12T20:52:43Z | - |
dc.date.available | 2020-03-12T20:52:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, V. P. B. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36989 | - |
dc.description.abstract | O ensino de biologia para o ensino da educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública passa por vários problemas e vertentes. Esse público é assegurado por lei, mas a ausência de uma nova modelação nestas legislações deixa vários aspectos educacionais descobertos. Partindo desse pressuposto, avaliamos quais contribuições poderia ofertar para a melhoria no aprendizado e desenvolvimento pessoal e cognitivo dos alunos deste grupo. Sendo assim, aplicamos uma sequência metodológica baseada na participação ativa dos alunos e recursos alternativos que venha auxiliar o aprendizado e aptidões. Através do uso de questionários pré-teste e pós teste, elaboração de recursos alternativos abordando a temática do sistema digestório por partes dos estudantes que também atendesse suas expectativas e incluísse o aluno com deficiência auditiva, ainda nesta vertente, Procuramos criar um recurso de apoio didático: “A caixa do aprendendo e digerindo”. Visando o aprimoramento e auxílio no processo de ensino- aprendizagem dos referidos estudantes na temática trabalhada onde evidenciou-se o sistema digestório e suas correlações morfológicas e funcionais. Toda a sequência desenvolvida integrou os alunos ao conteúdo, bem como instruí-los e lhes inserir como participante ativo do aprender e construir, respeitando o processo baseado na equidade, pois cada ser tem uma forma de se desenvolver e ver o mundo. | pt_BR |
dc.format.extent | 37 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Biologia – Estudo e Ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.title | Ensino da biologia na educação de jovens e adultos: inserção de metodologias e recursos alternativos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767266T5 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The teaching of biology for the Youth and adult Education teaching (EJA) in the public network schools, face several problems and aspects. The students from the same institution is ensured by Law, but the absence of a new modeling in these legislations leaves several educational aspects uncovered. Leaving of this assumption, I assessed which contributions could offer to improve the learning and personal and cognitive development of students in this group. Therefore, I proposed to insert a methodological sequence based on the active participation of students and alternative resources that come to help Learning and skills. Through alternatives of use quiz features pre test and post test elaboration of alternative resources addressing the theme of the digestive system by the students that also met your expectations and included the hearing impaired student, Still in this aspect we tried to created a didactic support resource: “The learning and digesting box”. Aiming at improving and sisting the whole sequence developed integrated the instruct them and insert them worked thematic where it evidenced in the digestive in the teaching- learning process of these students. In order to enter them as an active participant in learning and building respecting the process based on equity, for each human being has a way of developing and seeing the world. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Vanessa Poliana Batista.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons