Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36985
Comparte esta pagina
Título : | Contribuições da ferramenta QR Code na abordagem do conteúdo de anatomia no Ensino fundamental II |
Autor : | SOUSA, Rosa Kelly dos Santos |
Palabras clave : | Ensino de Ciências; QR Code; Modelo Didático |
Fecha de publicación : | 11-dic-2019 |
Citación : | SOUSA, R. K. S. |
Resumen : | Com a crescente amplificação das novas tecnologias da informação, é comum ser inserido no contexto educacional com maior efetividade os recursos tecnológicos. No âmbito tem a necessidade de desenvolver novas ferramentas pedagógicas, para auxiliar os professores na transmissão dos conteúdos, como o sistema esquelético que por sua vez, é um conteúdo abstrato para alguns alunos, e com isso os professores optam por fazer a abordagem desse conteúdo muito superficialmente. Contudo no ensino fundamental, faz-se necessário a busca pela aprendizagem de todas as disciplinas, embora que os conteúdos de ciências, e em especial quando se trata de anatomia humana, deve-se se investir bastante por se tratar de conceitos essenciais para os alunos, como por exemplo, quando se trata especificamente do sistema esquelético, que é um assunto tão importante, e básico para compreensão da estruturação de seu próprio corpo. E esse trabalho, vem abordando uma nova forma de simplificar o entendimento e a interação dos alunos, com a utilização de uma ferramenta tecnológica chamada QR Code, que pouco é conhecido na sala de aula, mas que se mostrou grande facilitador do entendimento dos alunos. O aplicativo QR Code, é um código bidimensional, que tem a função de criar código e assim apresentar diversas informações como textos, imagens e vídeos para assim, ser rapidamente lida através de um leitor de QR Code instalado em equipamento eletrônico como smarphones ou tabletes. Na parte metodológica foi aplicado o modelo e posteriormente foi aplicado questionários pra ser coletados os possíveis resultados e após as analises dos resultados, pode-se perceber a aceitação do recurso tecnológico que foi o aplicativo QR Code, foi satisfatória. Os alunos aprenderam de uma forma mais dinâmica, e o aplicativo com o modelo didático auxiliou nos estudos e compreensão sobre o sistema esquelético. Pois foi uma forma dinâmica e objetiva de repassar o conteúdo de estudo, no modelo didático tridimensional podendo manipular o mesmo no ambiente 3D e a associação do aplicativo QR Code, facilitando a compreensão de conceitos apresentados e códigos que por sua vez é lido com o auxílio dos smartphones. O recurso tecnológico por sua vez se mostrou eficiente para o ensino desse conteúdo, e se faz presente a construção e a consolidação do conhecimento. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36985 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOUSA, Rosa Kelly dos Santos.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons