Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36985

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMAGALHÃES, Carolina Peixoto-
dc.contributor.authorSOUSA, Rosa Kelly dos Santos-
dc.date.accessioned2020-03-12T20:42:51Z-
dc.date.available2020-03-12T20:42:51Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.date.submitted2020-03-12-
dc.identifier.citationSOUSA, R. K. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36985-
dc.description.abstractCom a crescente amplificação das novas tecnologias da informação, é comum ser inserido no contexto educacional com maior efetividade os recursos tecnológicos. No âmbito tem a necessidade de desenvolver novas ferramentas pedagógicas, para auxiliar os professores na transmissão dos conteúdos, como o sistema esquelético que por sua vez, é um conteúdo abstrato para alguns alunos, e com isso os professores optam por fazer a abordagem desse conteúdo muito superficialmente. Contudo no ensino fundamental, faz-se necessário a busca pela aprendizagem de todas as disciplinas, embora que os conteúdos de ciências, e em especial quando se trata de anatomia humana, deve-se se investir bastante por se tratar de conceitos essenciais para os alunos, como por exemplo, quando se trata especificamente do sistema esquelético, que é um assunto tão importante, e básico para compreensão da estruturação de seu próprio corpo. E esse trabalho, vem abordando uma nova forma de simplificar o entendimento e a interação dos alunos, com a utilização de uma ferramenta tecnológica chamada QR Code, que pouco é conhecido na sala de aula, mas que se mostrou grande facilitador do entendimento dos alunos. O aplicativo QR Code, é um código bidimensional, que tem a função de criar código e assim apresentar diversas informações como textos, imagens e vídeos para assim, ser rapidamente lida através de um leitor de QR Code instalado em equipamento eletrônico como smarphones ou tabletes. Na parte metodológica foi aplicado o modelo e posteriormente foi aplicado questionários pra ser coletados os possíveis resultados e após as analises dos resultados, pode-se perceber a aceitação do recurso tecnológico que foi o aplicativo QR Code, foi satisfatória. Os alunos aprenderam de uma forma mais dinâmica, e o aplicativo com o modelo didático auxiliou nos estudos e compreensão sobre o sistema esquelético. Pois foi uma forma dinâmica e objetiva de repassar o conteúdo de estudo, no modelo didático tridimensional podendo manipular o mesmo no ambiente 3D e a associação do aplicativo QR Code, facilitando a compreensão de conceitos apresentados e códigos que por sua vez é lido com o auxílio dos smartphones. O recurso tecnológico por sua vez se mostrou eficiente para o ensino desse conteúdo, e se faz presente a construção e a consolidação do conhecimento.pt_BR
dc.format.extent33 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectQR Codept_BR
dc.subjectModelo Didáticopt_BR
dc.titleContribuições da ferramenta QR Code na abordagem do conteúdo de anatomia no Ensino fundamental IIpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268888Z5pt_BR
dc.description.abstractxWith the increasing amplification of new information technologies, it is common to be inserted in the educational context more effectively the technological resources. In this context, there is a need to develop new pedagogical tools to assist teachers in the transmission of content, such as the skeletal system, which in turn is an abstract content for some students, and teachers choose to approach this content very much. superficially. However in elementary school, it is necessary to search for learning in all subjects, although the contents of science, and especially when it comes to human anatomy, should be invested a lot because they are essential concepts for students. such as when it comes specifically to the skeletal system, which is such an important subject, and basic to understanding the structure of your own body. And this work has been approaching a new way to simplify the understanding and interaction of students, using a technological tool called QR Code, which is little known in the classroom, but which proved to be a great facilitator of students' understanding. The QR Code application, is a twodimensional code, which has the function of creating code and thus present various information such as texts, images and videos to be quickly read through a QR Code reader installed in electronic equipment such as smarphones or tablets. In the methodological part the model was applied and afterwards questionnaires were applied to collect the possible results and after the analysis of the results, it can be seen the acceptance of the technological resource that was the QR Code application, was satisfactory. The students learned in a more dynamic way, and the application with the didactic model helped in the studies and understanding of the skeletal system. Because it was a dynamic and objective way to pass the study content in the threedimensional didactic model being able to manipulate it in the 3D environment and the association of the QR Code application, facilitating the understanding of presented concepts and codes that in turn is read with the help of smartphones. The technological resource proved to be efficient for teaching this content, and the construction and consolidation of knowledge is present.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUSA, Rosa Kelly dos Santos.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons