Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36980

Compartilhe esta página

Título: A influência da liderança dos monitores na motivação dos alunos: um estudo de caso no pré-acadêmico superação da UFPE-CAA.
Autor(es): FLORENCIO, Álvaro Alves
Palavras-chave: Liderança; Motivação na educação; Estudantes universitários – Orientação; Sistema monitorial de educação; Integração universitária
Data do documento: 10-Dez-2015
Citação: FLORENCIO, Álvaro Alves. A influência da liderança dos monitores na motivação dos alunos: um estudo de caso no pré-acadêmico superação da UFPE-CAA. Caruaru: O Autor, 2015.
Abstract: As organizações estão inseridas num ambiente caracterizado por fortes turbulências e constantes mudanças, o que torna a administração dos recursos organizacionais cada vez mais complexa e desafiante. Dessa forma, ser um bom profissional já não é suficiente, é preciso algo mais. Nesse sentido, a figura do líder passou a ser indispensável para a condução de equipes. Mas não há como se falar em líder sem condicionar tal fato à motivação de todos os envolvidos. Para uma empresa, possuir uma equipe motivada é tão importante quanto possuir um líder de sucesso. No entanto, essas mudanças não afetam só o ambiente corporativo, as organizações educacionais também sofrem esses impactos. Dentro desse contexto, buscou-se estabelecer uma ligação entre os princípios da administração e uma organização educacional: o Pré-acadêmico SuperAção, da UFPE-CAA. A proposta é analisar a influência do monitor, como um líder, na motivação dos alunos, bem como estimular outros estudos e pesquisas nessa área instigante do comportamento humano. O trabalho, de caráter descritivo, foi feito através de um estudo de caso, adotando-se a abordagem qualitativa-quantitativa de pesquisa. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado aos alunos do curso e, posteriormente, foram analisados com base em um referencial teórico que abordou os temas organizações, liderança e motivação. Os resultados mostraram que, mesmo sem os monitores terem uma formação docente, eles conseguem liderar e influenciam nos níveis de motivação dos alunos. Dentre os fatores apontados pelos estudantes como causa dessa influência, destaca-se o fato de que os monitores têm uma realidade parecida com a dos alunos (ex-estudantes de escola pública, ex-alunos do mesmo curso pré-vestibular etc.), o que faz com que esses monitores sejam vistos como uma referência. Em outras palavras, para esses estudantes, saber que pessoas de realidades tão próximas alcançaram os objetivos que eles também almejam, os faz sentirem-se mais motivados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36980
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLORENCIO, Álvaro Alves.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons