Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36980

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCRAMER, Luciana-
dc.contributor.authorFLORENCIO, Álvaro Alves-
dc.date.accessioned2020-03-12T19:46:19Z-
dc.date.available2020-03-12T19:46:19Z-
dc.date.issued2015-12-10-
dc.date.submitted2020-03-12-
dc.identifier.citationFLORENCIO, Álvaro Alves. A influência da liderança dos monitores na motivação dos alunos: um estudo de caso no pré-acadêmico superação da UFPE-CAA. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36980-
dc.description.abstractAs organizações estão inseridas num ambiente caracterizado por fortes turbulências e constantes mudanças, o que torna a administração dos recursos organizacionais cada vez mais complexa e desafiante. Dessa forma, ser um bom profissional já não é suficiente, é preciso algo mais. Nesse sentido, a figura do líder passou a ser indispensável para a condução de equipes. Mas não há como se falar em líder sem condicionar tal fato à motivação de todos os envolvidos. Para uma empresa, possuir uma equipe motivada é tão importante quanto possuir um líder de sucesso. No entanto, essas mudanças não afetam só o ambiente corporativo, as organizações educacionais também sofrem esses impactos. Dentro desse contexto, buscou-se estabelecer uma ligação entre os princípios da administração e uma organização educacional: o Pré-acadêmico SuperAção, da UFPE-CAA. A proposta é analisar a influência do monitor, como um líder, na motivação dos alunos, bem como estimular outros estudos e pesquisas nessa área instigante do comportamento humano. O trabalho, de caráter descritivo, foi feito através de um estudo de caso, adotando-se a abordagem qualitativa-quantitativa de pesquisa. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado aos alunos do curso e, posteriormente, foram analisados com base em um referencial teórico que abordou os temas organizações, liderança e motivação. Os resultados mostraram que, mesmo sem os monitores terem uma formação docente, eles conseguem liderar e influenciam nos níveis de motivação dos alunos. Dentre os fatores apontados pelos estudantes como causa dessa influência, destaca-se o fato de que os monitores têm uma realidade parecida com a dos alunos (ex-estudantes de escola pública, ex-alunos do mesmo curso pré-vestibular etc.), o que faz com que esses monitores sejam vistos como uma referência. Em outras palavras, para esses estudantes, saber que pessoas de realidades tão próximas alcançaram os objetivos que eles também almejam, os faz sentirem-se mais motivados.pt_BR
dc.format.extent61p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes universitários – Orientaçãopt_BR
dc.subjectSistema monitorial de educaçãopt_BR
dc.subjectIntegração universitáriapt_BR
dc.titleA influência da liderança dos monitores na motivação dos alunos: um estudo de caso no pré-acadêmico superação da UFPE-CAA.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700420J3pt_BR
dc.description.abstractxOrganizations are inserted in an environment characterized by strong turbulences and constant changes, which makes organizational resources administration more and more complex and challenging. In this way, being a good professional is not enough anymore, it takes something more. Therefore, the image of a leader has become absolutely essential to the leading of teams. However, there is no way to talk about leadership without associating this to the motivation of everyone who is involved. To a company, having a motivated team is as important as having a successful leader. Although, those changes affect not only the corporative environment, but also the educational environment experience those impacts. Within this context, a connection has been established between the principles of administration and an educational organization, the pre-academical SuperAção from UFPE-CAA (Federal University of Pernambuco – Agreste Academic Center). This monograph proposal is to analyze of the influence of the monitors, as leaders, on the motivation of students, as well as stimulate other researches in this very instigating area of human behavior. Through a case study, a qualitative-quantitative approach of research was used to give this worksheet a descriptive character. The data were collected over an applied questionnaire made to the students of the pre-academical SuperAção and, posteriorly, analysed based on a theoretical referential which approaches themes such as organizations, leadership and motivation. The results reveal that, even without a teaching formation, the monitors manage to lead and influence the levels of student’s motivation. One of the factors pointed by the students as the cause of this influence is that they, the monitors and students, have a very similar reality (they were public school student, applied to SuperAção etc.), what makes the monitors be seen as a reference. In other words, to those students, knowing that other people with such similar reality achieved goals that they want to achieve as well, make them feel even more motivated.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FLORENCIO, Álvaro Alves.pdf1,33 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons