Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36980
Comparte esta pagina
Título : | A influência da liderança dos monitores na motivação dos alunos: um estudo de caso no pré-acadêmico superação da UFPE-CAA. |
Autor : | FLORENCIO, Álvaro Alves |
Palabras clave : | Liderança; Motivação na educação; Estudantes universitários – Orientação; Sistema monitorial de educação; Integração universitária |
Fecha de publicación : | 10-dic-2015 |
Citación : | FLORENCIO, Álvaro Alves. A influência da liderança dos monitores na motivação dos alunos: um estudo de caso no pré-acadêmico superação da UFPE-CAA. Caruaru: O Autor, 2015. |
Resumen : | As organizações estão inseridas num ambiente caracterizado por fortes turbulências e constantes mudanças, o que torna a administração dos recursos organizacionais cada vez mais complexa e desafiante. Dessa forma, ser um bom profissional já não é suficiente, é preciso algo mais. Nesse sentido, a figura do líder passou a ser indispensável para a condução de equipes. Mas não há como se falar em líder sem condicionar tal fato à motivação de todos os envolvidos. Para uma empresa, possuir uma equipe motivada é tão importante quanto possuir um líder de sucesso. No entanto, essas mudanças não afetam só o ambiente corporativo, as organizações educacionais também sofrem esses impactos. Dentro desse contexto, buscou-se estabelecer uma ligação entre os princípios da administração e uma organização educacional: o Pré-acadêmico SuperAção, da UFPE-CAA. A proposta é analisar a influência do monitor, como um líder, na motivação dos alunos, bem como estimular outros estudos e pesquisas nessa área instigante do comportamento humano. O trabalho, de caráter descritivo, foi feito através de um estudo de caso, adotando-se a abordagem qualitativa-quantitativa de pesquisa. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado aos alunos do curso e, posteriormente, foram analisados com base em um referencial teórico que abordou os temas organizações, liderança e motivação. Os resultados mostraram que, mesmo sem os monitores terem uma formação docente, eles conseguem liderar e influenciam nos níveis de motivação dos alunos. Dentre os fatores apontados pelos estudantes como causa dessa influência, destaca-se o fato de que os monitores têm uma realidade parecida com a dos alunos (ex-estudantes de escola pública, ex-alunos do mesmo curso pré-vestibular etc.), o que faz com que esses monitores sejam vistos como uma referência. Em outras palavras, para esses estudantes, saber que pessoas de realidades tão próximas alcançaram os objetivos que eles também almejam, os faz sentirem-se mais motivados. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36980 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Administração - Bacharelado |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FLORENCIO, Álvaro Alves.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons