Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36941

Share on

Title: Análise do Bioma da Caatinga em livros didáticos de Biologia
Authors: COSTA, José Iago Matheus Barbosa
Keywords: Ensino de Biologia; Ecologia; Ensino Médio
Issue Date: 6-Dec-2019
Citation: COSTA, J. I. M. B.
Abstract: O livro didático ainda é o recurso pedagógico mais utilizado no ensino de ciências e biologia, embora exista crescente discussão acerca da qualidade desses. Assim, mostra-se necessário o cuidado sobre a abordagem de certos conteúdos, principalmente aqueles que tem relação intrínseca com os alunos. A caatinga é um desses elementos que merece grande atenção devido o contato direto de alunos que vivem nesse bioma. Dessa forma, objetivamos nesse trabalho analisar como o conteúdo de caatinga é abordado em livros didáticos reconhecidos pelo PNLD-2018 e que são amplamente utilizados em escolas públicas. Assim, foram selecionados 6 livros, e utilizamos o Método de Análise de Conteúdo de Bardin como arrimo para avaliação. Com isto, podemos perceber: a carência na atualização e contextualização do conteúdo, a falta de questões que possam gerar o debate em sala de aula, a limitação e pouca representatividade das imagens, bem como a falta de atividades paralelas instigantes. Nos livros selecionados, a caatinga é caracterizada como um bioma seco, quente e com escassez de água permanente, não representando completamente sua beleza e complexidade. Portanto, necessitando de atenção para sua abordagem, para contribuir com o entendimento da caatinga como um bioma vivo, não estável e que favoreça o ensino-aprendizado crítico e efetivo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36941
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
COSTA, José Iago Matheus Barbosa.pdf741,98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons