Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36941
Compartilhe esta página
Título: | Análise do Bioma da Caatinga em livros didáticos de Biologia |
Autor(es): | COSTA, José Iago Matheus Barbosa |
Palavras-chave: | Ensino de Biologia; Ecologia; Ensino Médio |
Data do documento: | 6-Dez-2019 |
Citação: | COSTA, J. I. M. B. |
Abstract: | O livro didático ainda é o recurso pedagógico mais utilizado no ensino de ciências e biologia, embora exista crescente discussão acerca da qualidade desses. Assim, mostra-se necessário o cuidado sobre a abordagem de certos conteúdos, principalmente aqueles que tem relação intrínseca com os alunos. A caatinga é um desses elementos que merece grande atenção devido o contato direto de alunos que vivem nesse bioma. Dessa forma, objetivamos nesse trabalho analisar como o conteúdo de caatinga é abordado em livros didáticos reconhecidos pelo PNLD-2018 e que são amplamente utilizados em escolas públicas. Assim, foram selecionados 6 livros, e utilizamos o Método de Análise de Conteúdo de Bardin como arrimo para avaliação. Com isto, podemos perceber: a carência na atualização e contextualização do conteúdo, a falta de questões que possam gerar o debate em sala de aula, a limitação e pouca representatividade das imagens, bem como a falta de atividades paralelas instigantes. Nos livros selecionados, a caatinga é caracterizada como um bioma seco, quente e com escassez de água permanente, não representando completamente sua beleza e complexidade. Portanto, necessitando de atenção para sua abordagem, para contribuir com o entendimento da caatinga como um bioma vivo, não estável e que favoreça o ensino-aprendizado crítico e efetivo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36941 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
COSTA, José Iago Matheus Barbosa.pdf | 741,98 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons