Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36941
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, André Maurício Melo | - |
dc.contributor.author | COSTA, José Iago Matheus Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-10T20:50:13Z | - |
dc.date.available | 2020-03-10T20:50:13Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-06 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-10 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, J. I. M. B. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36941 | - |
dc.description.abstract | O livro didático ainda é o recurso pedagógico mais utilizado no ensino de ciências e biologia, embora exista crescente discussão acerca da qualidade desses. Assim, mostra-se necessário o cuidado sobre a abordagem de certos conteúdos, principalmente aqueles que tem relação intrínseca com os alunos. A caatinga é um desses elementos que merece grande atenção devido o contato direto de alunos que vivem nesse bioma. Dessa forma, objetivamos nesse trabalho analisar como o conteúdo de caatinga é abordado em livros didáticos reconhecidos pelo PNLD-2018 e que são amplamente utilizados em escolas públicas. Assim, foram selecionados 6 livros, e utilizamos o Método de Análise de Conteúdo de Bardin como arrimo para avaliação. Com isto, podemos perceber: a carência na atualização e contextualização do conteúdo, a falta de questões que possam gerar o debate em sala de aula, a limitação e pouca representatividade das imagens, bem como a falta de atividades paralelas instigantes. Nos livros selecionados, a caatinga é caracterizada como um bioma seco, quente e com escassez de água permanente, não representando completamente sua beleza e complexidade. Portanto, necessitando de atenção para sua abordagem, para contribuir com o entendimento da caatinga como um bioma vivo, não estável e que favoreça o ensino-aprendizado crítico e efetivo. | pt_BR |
dc.format.extent | 42 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject | Ecologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | Análise do Bioma da Caatinga em livros didáticos de Biologia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | NEVES, Ricardo Ferreira das | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767815Z0 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The textbook is still the most widely used pedagogical resource in science and biology teaching, although there is growing discussion about their quality. Thus, it is necessary to be careful about the approach of certain contents, especially those that have intrinsic relationship with students. The caatinga is one of these elements that deserves great attention due to the direct contact of students living in this biome. Thus, we aim to analyze how caatinga content is approached in textbooks recognized by PNLD-2018 and which are widely used in public schools. Thus, 6 books were selected, where we used Bardin's Content Analysis Method as a backing for evaluation. With this, we can see: the lack of updating and contextualization of content, the lack of issues that can generate debate in the classroom, the limitation and little representation of images, as well as the lack of exciting parallel activities. In the selected books, Caatinga is characterized as a dry, hot and permanent water shortage biome, not completely representing its beauty and complexity. Therefore, needing attention to its approach, to contribute to the understanding of the caatinga as a living, non-stable biome that favors critical and effective teaching and learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
COSTA, José Iago Matheus Barbosa.pdf | 741,98 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons