Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36941

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, André Maurício Melo-
dc.contributor.authorCOSTA, José Iago Matheus Barbosa-
dc.date.accessioned2020-03-10T20:50:13Z-
dc.date.available2020-03-10T20:50:13Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.date.submitted2020-03-10-
dc.identifier.citationCOSTA, J. I. M. B.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36941-
dc.description.abstractO livro didático ainda é o recurso pedagógico mais utilizado no ensino de ciências e biologia, embora exista crescente discussão acerca da qualidade desses. Assim, mostra-se necessário o cuidado sobre a abordagem de certos conteúdos, principalmente aqueles que tem relação intrínseca com os alunos. A caatinga é um desses elementos que merece grande atenção devido o contato direto de alunos que vivem nesse bioma. Dessa forma, objetivamos nesse trabalho analisar como o conteúdo de caatinga é abordado em livros didáticos reconhecidos pelo PNLD-2018 e que são amplamente utilizados em escolas públicas. Assim, foram selecionados 6 livros, e utilizamos o Método de Análise de Conteúdo de Bardin como arrimo para avaliação. Com isto, podemos perceber: a carência na atualização e contextualização do conteúdo, a falta de questões que possam gerar o debate em sala de aula, a limitação e pouca representatividade das imagens, bem como a falta de atividades paralelas instigantes. Nos livros selecionados, a caatinga é caracterizada como um bioma seco, quente e com escassez de água permanente, não representando completamente sua beleza e complexidade. Portanto, necessitando de atenção para sua abordagem, para contribuir com o entendimento da caatinga como um bioma vivo, não estável e que favoreça o ensino-aprendizado crítico e efetivo.pt_BR
dc.format.extent42 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleAnálise do Bioma da Caatinga em livros didáticos de Biologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767815Z0pt_BR
dc.description.abstractxThe textbook is still the most widely used pedagogical resource in science and biology teaching, although there is growing discussion about their quality. Thus, it is necessary to be careful about the approach of certain contents, especially those that have intrinsic relationship with students. The caatinga is one of these elements that deserves great attention due to the direct contact of students living in this biome. Thus, we aim to analyze how caatinga content is approached in textbooks recognized by PNLD-2018 and which are widely used in public schools. Thus, 6 books were selected, where we used Bardin's Content Analysis Method as a backing for evaluation. With this, we can see: the lack of updating and contextualization of content, the lack of issues that can generate debate in the classroom, the limitation and little representation of images, as well as the lack of exciting parallel activities. In the selected books, Caatinga is characterized as a dry, hot and permanent water shortage biome, not completely representing its beauty and complexity. Therefore, needing attention to its approach, to contribute to the understanding of the caatinga as a living, non-stable biome that favors critical and effective teaching and learning.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COSTA, José Iago Matheus Barbosa.pdf741,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons