Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36928
Compartilhe esta página
Título: | Elaboração de uma cartilha como modelo didático para o ensino de morfologia das flores |
Autor(es): | SILVA, Maria Jucimara da |
Palavras-chave: | Botânica; Metodologia Ativa; Ferramenta Pedagógica; Fotografia |
Data do documento: | 29-Nov-2019 |
Citação: | SILVA, M. J. |
Abstract: | Estudar as plantas é de suma relevância para compreender a sua relação com os organismos vivos. Todavia a falta de atenção aos vegetais, não parte apenas das limitações do ensino no ambiente escolar, mas também, dos meios de comunicação e o dia a dia das pessoas. No ensino, utilizar ferramentas pedagógicas como alternativas acessíveis e eficazes pode proporcionar a uma aprendizagem mais dinâmica e efetiva. Por isso, o intuito nesse trabalho foi elaborar uma cartilha ilustrativa como recurso didático complementar para o ensino da morfologia de flores. Para a construção, foram analisados livros didáticos do ensino biologia, levantamento bibliográfico nos livros acadêmicos, utilização de Smartphone Motorola Moto C Plus Dual, Samsung Galaxy Tab E, programa Adobe Photoshop CS6 e o Microsoft Office PowerPoint. A cartilha apresenta formato de modelo retrato, 52 páginas, 57 imagens fotográficas com diferentes exemplos de flores completas, incompletas, inflorescências, brácteas e interações ecológicas. Além de uma representação esquemática da era mesozoica elaborada pela autora. Esse recurso será de suma relevância para o processo de ensinoaprendizagem, devido ao seu formato em PDF, acessibilidade e da relação com o cotidiano dos estudantes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36928 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Maria Jucimara da.pdf | 11,8 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons