Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36928

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Kléber Andrade da-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Jucimara da-
dc.date.accessioned2020-03-10T18:30:25Z-
dc.date.available2020-03-10T18:30:25Z-
dc.date.issued2019-11-29-
dc.date.submitted2020-03-10-
dc.identifier.citationSILVA, M. J.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36928-
dc.description.abstractEstudar as plantas é de suma relevância para compreender a sua relação com os organismos vivos. Todavia a falta de atenção aos vegetais, não parte apenas das limitações do ensino no ambiente escolar, mas também, dos meios de comunicação e o dia a dia das pessoas. No ensino, utilizar ferramentas pedagógicas como alternativas acessíveis e eficazes pode proporcionar a uma aprendizagem mais dinâmica e efetiva. Por isso, o intuito nesse trabalho foi elaborar uma cartilha ilustrativa como recurso didático complementar para o ensino da morfologia de flores. Para a construção, foram analisados livros didáticos do ensino biologia, levantamento bibliográfico nos livros acadêmicos, utilização de Smartphone Motorola Moto C Plus Dual, Samsung Galaxy Tab E, programa Adobe Photoshop CS6 e o Microsoft Office PowerPoint. A cartilha apresenta formato de modelo retrato, 52 páginas, 57 imagens fotográficas com diferentes exemplos de flores completas, incompletas, inflorescências, brácteas e interações ecológicas. Além de uma representação esquemática da era mesozoica elaborada pela autora. Esse recurso será de suma relevância para o processo de ensinoaprendizagem, devido ao seu formato em PDF, acessibilidade e da relação com o cotidiano dos estudantes.pt_BR
dc.format.extent58 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectMetodologia Ativapt_BR
dc.subjectFerramenta Pedagógicapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.titleElaboração de uma cartilha como modelo didático para o ensino de morfologia das florespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705397A6pt_BR
dc.description.abstractxStudying plants is of paramount importance in understanding their relationship to living organisms. However, the lack of attention to plants is not only due to the limitations of teaching in the school environment, but also to the media and people's daily lives. In teaching, using pedagogical tools as accessible and effective alternatives can provide more dynamic and effective learning. Therefore, the purpose of this work was to elaborate an illustrative booklet as a complementary didactic resource for the teaching of flower morphology. For the construction, we analyzed biology textbooks, bibliographic survey in academic books, use of Motorola Moto C Plus Dual Smartphone, Samsung Galaxy Tab E, Adobe Photoshop CS6 program and Microsoft PowerPoint. The booklet features a portrait model format, 52 pages, 57 photographic images with different examples of complete, incomplete flowers, inflorescences, bracts and ecological interactions. In addition to a schematic representation of the Mesozoic era elaborated by the author. This feature will be of great relevance to the teaching-learning process, due to its PDF format, accessibility and the relationship with students' daily life.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Maria Jucimara da.pdf11,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons