Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36927

Share on

Title: Concepções de estudantes do ensino médio sobre a relação entre a Paleontologia e as Teorias da Evolução
Authors: LEITE NETA, Alzira de Lucena Correia
Keywords: Ensino de Biologia; Paleontologia e Evolução
Issue Date: 5-Dec-2019
Citation: LEITE NETA, A. L. C.
Abstract: A origem da vida e evolução dos seres vivos são objetos de estudos de muitos pesquisadores ao logo dos anos, desde tempos imemoriais até hoje, e a paleontologia embora sendo estabelecida como ciência no Século XIX, o seu estudo através dos fósseis remete deste a antiguidade. O objetivo do presente trabalho foi Analisar as concepções de alunos do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Gravatá- PE sobre a utilização dos conceitos de Paleontologia e sua relação com a Teoria da Evolução das Espécies e seus desdobramentos evolutivos através da Metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC).. Os dados foram obtidos por meio de duas questões abertas e analisados sob a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) em uma escolar pública do município de Gravatá-PE com alunos do 3° ano do Ensino médio. As quetões relacionavam termos Paleontológicos como subsídios para a Teoria do Naturalista e a comprensão da Paleontologia como ciência e sua interdiciplinaridade. Os Resultados obtidos apontam que os alunos não conseguiram argumentar de forma concisa e apropriada baseadas no conhecimento cientifico formal esperado para alunos no ùltimo ano da educação básica, havendo necessidade de novos incentivos na formação inicial e continuada de professores, corroborando para que a implemetação de novas estratégias possam fomentar a prática pedagógica e a partir delas, estimular o ensino em sala de aula.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36927
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEITE NETA, ALZIRA DE LUCENA CORREIA (1) - para mesclagem.pdf807,02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons