Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36927

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorLEITE NETA, Alzira de Lucena Correia-
dc.date.accessioned2020-03-10T18:22:14Z-
dc.date.available2020-03-10T18:22:14Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.date.submitted2020-03-10-
dc.identifier.citationLEITE NETA, A. L. C.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36927-
dc.description.abstractA origem da vida e evolução dos seres vivos são objetos de estudos de muitos pesquisadores ao logo dos anos, desde tempos imemoriais até hoje, e a paleontologia embora sendo estabelecida como ciência no Século XIX, o seu estudo através dos fósseis remete deste a antiguidade. O objetivo do presente trabalho foi Analisar as concepções de alunos do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Gravatá- PE sobre a utilização dos conceitos de Paleontologia e sua relação com a Teoria da Evolução das Espécies e seus desdobramentos evolutivos através da Metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC).. Os dados foram obtidos por meio de duas questões abertas e analisados sob a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) em uma escolar pública do município de Gravatá-PE com alunos do 3° ano do Ensino médio. As quetões relacionavam termos Paleontológicos como subsídios para a Teoria do Naturalista e a comprensão da Paleontologia como ciência e sua interdiciplinaridade. Os Resultados obtidos apontam que os alunos não conseguiram argumentar de forma concisa e apropriada baseadas no conhecimento cientifico formal esperado para alunos no ùltimo ano da educação básica, havendo necessidade de novos incentivos na formação inicial e continuada de professores, corroborando para que a implemetação de novas estratégias possam fomentar a prática pedagógica e a partir delas, estimular o ensino em sala de aula.pt_BR
dc.format.extent49 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectPaleontologia e Evoluçãopt_BR
dc.titleConcepções de estudantes do ensino médio sobre a relação entre a Paleontologia e as Teorias da Evoluçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCAMPOS, Leomir dos Santos-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5pt_BR
dc.description.abstractxThe origin of life and evolution of living beings has been the object of study by many researchers over the years, from time immemorial to today, and although paleontology was established as a science in the nineteenth century, its study through fossils refers back to antiquity. The aim of the present work was to analyze the conceptions of high school students of a state school in the city of Gravatá- PE about the use of the concepts of Paleontology and its relation with the Evolutionary Species Theory and its evolutionary developmentas through the discourse methodology the data were obtained through two open questions and analyzed under the collective subject discourse (DSC) methodology in a public school in the City of Gravatá-PE with students of the 3rd year of high school. The questions related Paleontological terms as subsidies to the Naturalist Theory and the understanding of Paleontology as science and interdisciplinarity. The results show that the students weew unable to argue concisely and appropriately based on the formal scientific knowledge expected for students in the last year of basic education, and there is a need for new incentives for initial and continuing teacher education,corroborating the implementation of new ones strategies can foster pedagogical practice and, from them, stimulate classroom teaching.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEITE NETA, ALZIRA DE LUCENA CORREIA (1) - para mesclagem.pdf807,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons