Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36927
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NEVES, Ricardo Ferreira das | - |
dc.contributor.author | LEITE NETA, Alzira de Lucena Correia | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-10T18:22:14Z | - |
dc.date.available | 2020-03-10T18:22:14Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-10 | - |
dc.identifier.citation | LEITE NETA, A. L. C. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36927 | - |
dc.description.abstract | A origem da vida e evolução dos seres vivos são objetos de estudos de muitos pesquisadores ao logo dos anos, desde tempos imemoriais até hoje, e a paleontologia embora sendo estabelecida como ciência no Século XIX, o seu estudo através dos fósseis remete deste a antiguidade. O objetivo do presente trabalho foi Analisar as concepções de alunos do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Gravatá- PE sobre a utilização dos conceitos de Paleontologia e sua relação com a Teoria da Evolução das Espécies e seus desdobramentos evolutivos através da Metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC).. Os dados foram obtidos por meio de duas questões abertas e analisados sob a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) em uma escolar pública do município de Gravatá-PE com alunos do 3° ano do Ensino médio. As quetões relacionavam termos Paleontológicos como subsídios para a Teoria do Naturalista e a comprensão da Paleontologia como ciência e sua interdiciplinaridade. Os Resultados obtidos apontam que os alunos não conseguiram argumentar de forma concisa e apropriada baseadas no conhecimento cientifico formal esperado para alunos no ùltimo ano da educação básica, havendo necessidade de novos incentivos na formação inicial e continuada de professores, corroborando para que a implemetação de novas estratégias possam fomentar a prática pedagógica e a partir delas, estimular o ensino em sala de aula. | pt_BR |
dc.format.extent | 49 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject | Paleontologia e Evolução | pt_BR |
dc.title | Concepções de estudantes do ensino médio sobre a relação entre a Paleontologia e as Teorias da Evolução | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CAMPOS, Leomir dos Santos | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The origin of life and evolution of living beings has been the object of study by many researchers over the years, from time immemorial to today, and although paleontology was established as a science in the nineteenth century, its study through fossils refers back to antiquity. The aim of the present work was to analyze the conceptions of high school students of a state school in the city of Gravatá- PE about the use of the concepts of Paleontology and its relation with the Evolutionary Species Theory and its evolutionary developmentas through the discourse methodology the data were obtained through two open questions and analyzed under the collective subject discourse (DSC) methodology in a public school in the City of Gravatá-PE with students of the 3rd year of high school. The questions related Paleontological terms as subsidies to the Naturalist Theory and the understanding of Paleontology as science and interdisciplinarity. The results show that the students weew unable to argue concisely and appropriately based on the formal scientific knowledge expected for students in the last year of basic education, and there is a need for new incentives for initial and continuing teacher education,corroborating the implementation of new ones strategies can foster pedagogical practice and, from them, stimulate classroom teaching. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LEITE NETA, ALZIRA DE LUCENA CORREIA (1) - para mesclagem.pdf | 807,02 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons