Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36856

Share on

Title: Novos horizontes sobre a Tripanossomíase americana: recurso didático para estudantes em regime escolar de tempo integral
Authors: RODRIGUES, Caroline Albuquerque
Keywords: Ensino de Biologia; Doença de Chagas; Recurso Didático
Issue Date: 10-Dec-2019
Citation: RODRIGUES, C. A.
Abstract: As metodologias ativas surgem como um método preponderante, com um perfil investigativo que visa a autonomia e conhecimentos espontâneos dos alunos, para então ser efetivado o aprendizado, com o professor sendo mediador e tutor desse processo. Diante de tantas mudanças discentes e acesso facilitado a qualquer conhecimento através das tecnologias, os métodos de ensino também se reinventam, para manter os alunos interessados e capazes de atingir um conhecimento significativo. No panorama dessas mudanças, surgem as escolas integrais, que trazem consigo um tempo adicional e o objetivo de desenvolver projetos aliados a manter os alunos dentro do mundo da educação cada vez mais, e se tratando disso as metodologias ativas vem a ser de grande potencial a serem aplicadas como método de ensino para otimizar o tempo adicional desses alunos. Esse tipo método procura trazer, além do agir critico, a realidade dos alunos, nesse sentido, a educação em saúde, com temas relevantes que pouco são aprofundados em classe, é uma temática de grande valor a ser aplicado, e um exemplo disso é a Tripanossomíase americana, ou Doença de Chagas, transmitida pelo protozoário Trypanosoma cruzi, e pelos milhões de pessoas infectadas no mundo, a OMS classifica como doença negligenciada, além da grande falta de conhecimento. Diante do que foi dito, esse trabalho apresenta uma revisão integrativa em bases de dados sobre as metodologias ativas construídas para biologia e a construção de um recurso didático investigativo para escolas de tempo integral como forma de otimizar o tempo, abordando Tripanossomíase americana, como um conteúdo de educação em saúde. Foi mostrado na revisão integrativa que há poucos trabalhos com construção de material com métodos ativos pro ensino médio de biologia, além de não englobarem, nos recursos encontrados, uma base tão ampla como o construído nesse. Concluiu-se, com base nos estudos, que esse método de ensino é bem recebido pelos discentes, além ser uma experiência progressista e relevante no ensino de biologia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36856
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RODRIGUES, Caroline Albuquerque.pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons