Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36856

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorREHN, Vitorina Nerivânia Covello-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Caroline Albuquerque-
dc.date.accessioned2020-03-05T20:24:30Z-
dc.date.available2020-03-05T20:24:30Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.date.submitted2020-03-05-
dc.identifier.citationRODRIGUES, C. A.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36856-
dc.description.abstractAs metodologias ativas surgem como um método preponderante, com um perfil investigativo que visa a autonomia e conhecimentos espontâneos dos alunos, para então ser efetivado o aprendizado, com o professor sendo mediador e tutor desse processo. Diante de tantas mudanças discentes e acesso facilitado a qualquer conhecimento através das tecnologias, os métodos de ensino também se reinventam, para manter os alunos interessados e capazes de atingir um conhecimento significativo. No panorama dessas mudanças, surgem as escolas integrais, que trazem consigo um tempo adicional e o objetivo de desenvolver projetos aliados a manter os alunos dentro do mundo da educação cada vez mais, e se tratando disso as metodologias ativas vem a ser de grande potencial a serem aplicadas como método de ensino para otimizar o tempo adicional desses alunos. Esse tipo método procura trazer, além do agir critico, a realidade dos alunos, nesse sentido, a educação em saúde, com temas relevantes que pouco são aprofundados em classe, é uma temática de grande valor a ser aplicado, e um exemplo disso é a Tripanossomíase americana, ou Doença de Chagas, transmitida pelo protozoário Trypanosoma cruzi, e pelos milhões de pessoas infectadas no mundo, a OMS classifica como doença negligenciada, além da grande falta de conhecimento. Diante do que foi dito, esse trabalho apresenta uma revisão integrativa em bases de dados sobre as metodologias ativas construídas para biologia e a construção de um recurso didático investigativo para escolas de tempo integral como forma de otimizar o tempo, abordando Tripanossomíase americana, como um conteúdo de educação em saúde. Foi mostrado na revisão integrativa que há poucos trabalhos com construção de material com métodos ativos pro ensino médio de biologia, além de não englobarem, nos recursos encontrados, uma base tão ampla como o construído nesse. Concluiu-se, com base nos estudos, que esse método de ensino é bem recebido pelos discentes, além ser uma experiência progressista e relevante no ensino de biologia.pt_BR
dc.format.extent49 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectDoença de Chagaspt_BR
dc.subjectRecurso Didáticopt_BR
dc.titleNovos horizontes sobre a Tripanossomíase americana: recurso didático para estudantes em regime escolar de tempo integralpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coROCHA, Tamiris Alves-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6063786391839030pt_BR
dc.description.abstractxActive methodologies emerge as a preponderant method, with an investigative profile that aims at students' autonomy and spontaneous knowledge, so that learning can be effective, with the teacher being the mediator and tutor of this process. Faced with so many students’ changes and easy access to any knowledge through technology, teaching methods is also reinvented, to keep students interested and able to achieve meaningful knowledge. In the context of these changes, full-time schools emerge, which bring with them additional time and the objective of developing allied projects to keep students within the world of education increasingly, and as such, the active methodologies are of great potential to be applied as a teaching method to optimize these students' additional time. This type of method seeks to bring, in addition to critical action, the reality of students, and in this sense, health education, with relevant topics that are not deepened in class, is a theme of great value to be applied, and an example of this is the American trypanosomiasis, or Chagas’ Disease, transmitted by the protozoan Trypanosoma cruzi, and the millions of infected people in the world, the WHO classifies as a neglected disease, besides the great lack of knowledge. So, this article presents an integrative review using databases, about active methodologies built for biology and brings the construction of an investigative teaching resource for full-time schools as a way to optimize time, by addressing American trypanosomiasis as a content. of health education. It was shown, in the integrative review, that there are few works on building material with active methods for high school biology, and do not include, in the resources found, such a broad base as built in this. It was concluded, based on the studies, that this teaching method is well received by the students, besides being a progressive and relevant experience in the teaching of biology.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3550954305166262pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGUES, Caroline Albuquerque.pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons