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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36737

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Title: Oralidade e argumentação em sala de aula : uma proposta metodológica para o ensino fundamental através do gênero comentário
Authors: FABRÍCIO, Karla Michelly dos Santos
Keywords: Oralidade; Argumentação; Comentário; Sequência Didática
Issue Date: 27-Aug-2019
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: FABRÍCIO, Karla Michelly dos Santos. Oralidade e argumentação em sala de aula: uma proposta metodológica para o ensino fundamental através do gênero comentário. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Sobre o desenvolvimento da oralidade, é senso comum afirmar que a fala espontânea, por si só, dará conta da apropriação da língua em sua modalidade oral. No entanto, sabemos que o uso da língua em contextos formais e em situações mais monitoradas de fala demanda um maior preparo do falante. Assim, preocupados com um ensino sistemático da oralidade, comungamos com as ideias dos referenciais curriculares vigentes e apoiamo-nos em conceitos da Linguística de Texto e dos gêneros textuais, para a realização deste trabalho, no qual focalizamos, sobretudo, em estudos sobre argumentação, gêneros textuais orais e o trato didático dado aos gêneros orais argumentativos. Baseamo-nos, principalmente, nos estudos desenvolvidos por Bakthin (2011[1979]), Castilho (2016), Fávero, Andrade e Aquino (2009), Marcuschi (2008; 2010), Schneuwly; Dolz; Noverraz (2004), Koch (2011; 2015) entre outros. No presente trabalho buscamos resposta(s) para o seguinte problema de investigação: O ensino e a aprendizagem sistemáticos do gênero oral público formal comentário argumentativo podem contribuir para a consolidação da capacidade de argumentar? Buscando resposta(s) a esse questionamento, traçamos como objetivo geral: investigar as contribuições do trabalho sistemático com o gênero oral formal público comentário argumentativo para o aprimoramento da capacidade de argumentar de estudantes do 8º ano. A fim de responder ao problema de investigação e atender aos objetivos desta pesquisa, foi realizado um trabalho de investigação com natureza qualitativa e aplicada, de caráter descritivo e intervencionista, com bases na metodologia da pesquisa-ação. Para tal, abordamos o ensino do gênero adotando o procedimento das sequências didáticas, proposto por Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004). Tal proposta foi vivenciada nas aulas de língua portuguesa, com uma turma de 8º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual de PE, localizada no município de Surubim. Os resultados apontaram que um trabalho mais sistemático com um gênero oral formal público pode contribuir para o desenvolvimento da capacidade de argumentar, pois comprovadamente notamos que os estudantes voluntários da pesquisa apresentaram textos mais elaborados após a intervenção. Reconhecemos as contribuições sociais do presente trabalho, pois este defende que se garanta aos estudantes o desenvolvimento de suas habilidades linguísticas para sua atuação crítica, ética e responsável, no meio em que vivem.
Description: CALVALCANTI, Maria Clara Catanho, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CATANHO , Maria Clara
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36737
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

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