Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36737
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTI, Maria Clara Catanho | - |
dc.contributor.author | FABRÍCIO, Karla Michelly dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-02T22:19:11Z | - |
dc.date.available | 2020-03-02T22:19:11Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-27 | - |
dc.identifier.citation | FABRÍCIO, Karla Michelly dos Santos. Oralidade e argumentação em sala de aula: uma proposta metodológica para o ensino fundamental através do gênero comentário. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36737 | - |
dc.description | CALVALCANTI, Maria Clara Catanho, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CATANHO , Maria Clara | pt_BR |
dc.description.abstract | Sobre o desenvolvimento da oralidade, é senso comum afirmar que a fala espontânea, por si só, dará conta da apropriação da língua em sua modalidade oral. No entanto, sabemos que o uso da língua em contextos formais e em situações mais monitoradas de fala demanda um maior preparo do falante. Assim, preocupados com um ensino sistemático da oralidade, comungamos com as ideias dos referenciais curriculares vigentes e apoiamo-nos em conceitos da Linguística de Texto e dos gêneros textuais, para a realização deste trabalho, no qual focalizamos, sobretudo, em estudos sobre argumentação, gêneros textuais orais e o trato didático dado aos gêneros orais argumentativos. Baseamo-nos, principalmente, nos estudos desenvolvidos por Bakthin (2011[1979]), Castilho (2016), Fávero, Andrade e Aquino (2009), Marcuschi (2008; 2010), Schneuwly; Dolz; Noverraz (2004), Koch (2011; 2015) entre outros. No presente trabalho buscamos resposta(s) para o seguinte problema de investigação: O ensino e a aprendizagem sistemáticos do gênero oral público formal comentário argumentativo podem contribuir para a consolidação da capacidade de argumentar? Buscando resposta(s) a esse questionamento, traçamos como objetivo geral: investigar as contribuições do trabalho sistemático com o gênero oral formal público comentário argumentativo para o aprimoramento da capacidade de argumentar de estudantes do 8º ano. A fim de responder ao problema de investigação e atender aos objetivos desta pesquisa, foi realizado um trabalho de investigação com natureza qualitativa e aplicada, de caráter descritivo e intervencionista, com bases na metodologia da pesquisa-ação. Para tal, abordamos o ensino do gênero adotando o procedimento das sequências didáticas, proposto por Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004). Tal proposta foi vivenciada nas aulas de língua portuguesa, com uma turma de 8º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual de PE, localizada no município de Surubim. Os resultados apontaram que um trabalho mais sistemático com um gênero oral formal público pode contribuir para o desenvolvimento da capacidade de argumentar, pois comprovadamente notamos que os estudantes voluntários da pesquisa apresentaram textos mais elaborados após a intervenção. Reconhecemos as contribuições sociais do presente trabalho, pois este defende que se garanta aos estudantes o desenvolvimento de suas habilidades linguísticas para sua atuação crítica, ética e responsável, no meio em que vivem. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.subject | Comentário | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
dc.title | Oralidade e argumentação em sala de aula : uma proposta metodológica para o ensino fundamental através do gênero comentário | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6112689886121816 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7119585850833863 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras (Profletras) | pt_BR |
dc.description.abstractx | Regarding to the development of orality, it is common sense to state that only spontaneous speech it’s enough for the appropriation of the language in its oral modality. However, we know that the use of language in formal contexts and in more monitored speech situations requires greater preparation of the speaker. Thus, concerned with a systematic teaching of orality, we agree with the ideas of current curriculum references and rely on concepts of the Linguistics of the Text and textual genres, for the realization of this work, in which we focused, mainly, on studies of argumentation, oral textual genres and the didactic treatment given to argumentative oral genres. We rely mainly on studies developed by Bakthin (2011 [1979]), Castilho (2016), Fávero, Andrade and Aquino (2009), Marcuschi (2008; 2010), Schneuwly; Dolz; Noverraz (2004), Koch (2011; 2015) among others. In the present work we seek answer (s) to the following research problem: Can the systematic teaching and learning of the formal public oral genre argumentative commentary contribute to the consolidation of the ability to argue? Searching for answers to this question, we have as general objective: to investigate the contributions of a systematic work with the formal public oral genre argumentative commentary for the improvement of the 8th grade students' ability to argue. In order to answer the research problem and achieve the objectives of this research, a qualitative and applied descriptive and interventionist research work was carried out, based on the research-action methodology. For such, we approach the teaching of the genre adopting the Didactic Sequence procedure, proposed by Dolz, Schneuwly and Noverraz (2004). This proposal was experienced in the Portuguese language classes, with an 8th grade elementary school class from a state public school located in the city called Surubim. The results indicated that a more systematic work with a formal public oral genre can contribute to the development of the ability to argue, since it was evidenced that the research volunteer students presented more elaborate texts after the intervention. We recognize the social contributions of the present work, because it argues that the guarantee of the development of students language skills contributes for their critical, ethical and responsible performance in the environment in which they live. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Karla Michelly dos Santos Fabricio.pdf | 3,32 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons