Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36293

Compartilhe esta página

Título: Um [des] serviço à gestão: como as IFES estão trabalhando com os conteúdos de contabilidade na formação do administrador e de administração na formação do contador.
Autor(es): FLORÊNCIO, Adjaelton Severino da Silva
Palavras-chave: Universidades e faculdades públicas; Contadores - Formação; Administradores de empresa - Formação; Competências essenciais
Data do documento: 13-Jul-2016
Citação: FLORÊNCIO, Adjaelton Severino da Silva. Um [des] serviço à gestão: como as IFES estão trabalhando com os conteúdos de contabilidade na formação do administrador e de administração na formação do contador. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: A sociedade tem seu funcionamento baseado na existência de organizações, que são compostas por pessoas que se reúnem para atingir objetivos pré-estabelecidos. O papel do administrador é realizar o processo de tomada de decisão de forma eficaz a atingir os objetivos organizacionais, reunindo informações pertinentes a tomada de decisão. O contador tem como principal função gerar informações úteis aos seus usuários, entre eles está o administrador. Devido à importância do relacionamento entre estes dois profissionais para as organizações, bem como o distanciamento entre tais profissionais no contexto da prática profissional, esta pesquisa busca analisar o tratamento dado pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do nordeste, 18 instituições, aos conteúdos de administração e contabilidade que são conteúdos básicos na formação profissional tanto do administrador quanto do contador. Para a fundamentação das análises fez-se uso da abordagem de formação por competências, que é a qualificação profissional acrescida do saber-fazer, podendo o nível das competências ser o diferencial entre profissionais de mesma função. Foram realizadas análises dos conteúdos ementários dos cursos de bacharelado em Administração e Ciências Contábeis com a intenção de verificar o desenvolvimento das competências profissionais nas graduações. O desenvolvimento das competências realizado pelas IFES caracterizou-se como falho ao distanciar os dois profissionais, ao invés de desenvolver competências que façam a relação entre ambos ser harmoniosa. Deste modo, este estudo confirma o prejuízo a gestão acarretado pela falha na formação das competências profissionais do administrador e do contador.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36293
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLORÊNCIO, Adjaelton Severino da Silva.pdf567,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons