Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36293
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | XAVIER FILHO, José Lindenberg Julião | - |
dc.contributor.author | FLORÊNCIO, Adjaelton Severino da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-04T18:56:25Z | - |
dc.date.available | 2020-02-04T18:56:25Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-13 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-04 | - |
dc.identifier.citation | FLORÊNCIO, Adjaelton Severino da Silva. Um [des] serviço à gestão: como as IFES estão trabalhando com os conteúdos de contabilidade na formação do administrador e de administração na formação do contador. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36293 | - |
dc.description.abstract | A sociedade tem seu funcionamento baseado na existência de organizações, que são compostas por pessoas que se reúnem para atingir objetivos pré-estabelecidos. O papel do administrador é realizar o processo de tomada de decisão de forma eficaz a atingir os objetivos organizacionais, reunindo informações pertinentes a tomada de decisão. O contador tem como principal função gerar informações úteis aos seus usuários, entre eles está o administrador. Devido à importância do relacionamento entre estes dois profissionais para as organizações, bem como o distanciamento entre tais profissionais no contexto da prática profissional, esta pesquisa busca analisar o tratamento dado pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do nordeste, 18 instituições, aos conteúdos de administração e contabilidade que são conteúdos básicos na formação profissional tanto do administrador quanto do contador. Para a fundamentação das análises fez-se uso da abordagem de formação por competências, que é a qualificação profissional acrescida do saber-fazer, podendo o nível das competências ser o diferencial entre profissionais de mesma função. Foram realizadas análises dos conteúdos ementários dos cursos de bacharelado em Administração e Ciências Contábeis com a intenção de verificar o desenvolvimento das competências profissionais nas graduações. O desenvolvimento das competências realizado pelas IFES caracterizou-se como falho ao distanciar os dois profissionais, ao invés de desenvolver competências que façam a relação entre ambos ser harmoniosa. Deste modo, este estudo confirma o prejuízo a gestão acarretado pela falha na formação das competências profissionais do administrador e do contador. | pt_BR |
dc.format.extent | 37p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Universidades e faculdades públicas | pt_BR |
dc.subject | Contadores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Administradores de empresa - Formação | pt_BR |
dc.subject | Competências essenciais | pt_BR |
dc.title | Um [des] serviço à gestão: como as IFES estão trabalhando com os conteúdos de contabilidade na formação do administrador e de administração na formação do contador. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230972T8 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The society has its operation based on the existence of organizations, that are composed of people who come together to achieve pre-established goals. The role of the administrator is to perform the process of effectively decision making to achieve organizational goals, gathering information relevant to decision making. The counter's main function is to generate useful information to your users, among them is the administrator. Due to the importance of the relationship between these two professionals to organizations, as well as the distance between such professionals in the context of professional practice, this research seeks to analyze the treatment given by Higher Federal Education Institutions (IFES are the initials in portuguese) of the northeast, 18 institutions, to administration and accounting content that is content basic vocational training both the administrator and accountant. In order to support the analysis was made using the skills training approach, which is the added qualification of know-how, can the level of skills to be the difference between professionals of the same function. contents of analyzes were performed syllabus of bachelor's degree programs in Business Administration and Accounting with the intention of checking the development of professional skills in the graduations. The development of skills performed by IFES was characterized as failed to distance the two professionals, rather than developing skills that make their relationship is harmonious. Thus, this study confirms the injury management brought about by the failure in the formation of professional skills of the manager and accountant. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração | pt_BR |
dc.degree.departament | Gestão | pt_BR |
dc.degree.graduation | Administração | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FLORÊNCIO, Adjaelton Severino da Silva.pdf | 567,13 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons