Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36139

Compartilhe esta página

Título: Os saberes docentes de professores de matemática que atuam com alunos discalcúlicos incluídos nos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): ARAÚJO, Karolina Lima dos Santos
Palavras-chave: Professores de matemática; Professores de ensino fundamental – Formação; Discalculia; Inclusão escolar
Data do documento: 29-Nov-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ARAÚJO, Karolina Lima dos Santos. Os saberes docentes de professores de matemática que atuam com alunos discalcúlicos incluídos nos anos finais do ensino fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Esta pesquisa apresenta um estudo acerca da discalculia e dos saberes docentes que são mobilizados por professores de matemática durante sua prática docente com alunos que apresentam esse transtorno de aprendizagem. A investigação teve como objetivo principal: analisar quais os saberes docentes dos professores de matemática que atuam em sala de aula com alunos que apresentam discalculia. Nesse sentido, construiu-se um referencial teórico fundamentado em torno do transtorno específico de aprendizagem em matemática (PIMENTEL, LARA, 2013; ALMEIDA, TREVISAN, 2017), apresentamos também a discussão sobre a importância da formação do professor de matemática para a inclusão de alunos com discalculia, a inclusão escolar (DENARI, 2006; FREITAS, 2006) e os saberes docentes (GAUTHIER ET AL, 2006; TARDIF, 2008). A pesquisa teve uma abordagem qualitativa (MINAYO, 2002), sendo caracterizada como pesquisa de campo, tendo como instrumentos para a coleta/produção dos dados a observação não participante e a entrevista semiestruturada, realizada com professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, atuando com alunos discalcúlicos incluídos em sala de aula no município de São Bento do Una. Os dados foram tratados por meio da análise do conteúdo (BARDIN, 2011), através do procedimento de categorização. Com isso, identificamos que os participantes da pesquisa sinalizaram a necessidade de formações tanto na área da inclusão quanto na área da discalculia, já que os mesmos não tiveram em suas formações Iniciais nem continuadas subsídios sobre o assunto. Nesse sentido, percebemos que os professores se sentem inseguros para desenvolverem atividades pedagógicas voltadas para o aluno discalcúlico e por não terem o apoio da escola, nem do município, isso acaba dificultando a sua prática docente relacionada ao ensino para esse aluno.
Descrição: ARAÚJO, Karolina Lima dos Santos, também é conhecida em citações bibliográficas por: ARAUJO, Karolina Lima dos Santos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36139
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Karolina Lima dos Santos Araújo.pdf685,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons