Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36139

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato-
dc.contributor.authorARAÚJO, Karolina Lima dos Santos-
dc.date.accessioned2020-01-23T14:35:42Z-
dc.date.available2020-01-23T14:35:42Z-
dc.date.issued2019-11-29-
dc.identifier.citationARAÚJO, Karolina Lima dos Santos. Os saberes docentes de professores de matemática que atuam com alunos discalcúlicos incluídos nos anos finais do ensino fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36139-
dc.descriptionARAÚJO, Karolina Lima dos Santos, também é conhecida em citações bibliográficas por: ARAUJO, Karolina Lima dos Santospt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta um estudo acerca da discalculia e dos saberes docentes que são mobilizados por professores de matemática durante sua prática docente com alunos que apresentam esse transtorno de aprendizagem. A investigação teve como objetivo principal: analisar quais os saberes docentes dos professores de matemática que atuam em sala de aula com alunos que apresentam discalculia. Nesse sentido, construiu-se um referencial teórico fundamentado em torno do transtorno específico de aprendizagem em matemática (PIMENTEL, LARA, 2013; ALMEIDA, TREVISAN, 2017), apresentamos também a discussão sobre a importância da formação do professor de matemática para a inclusão de alunos com discalculia, a inclusão escolar (DENARI, 2006; FREITAS, 2006) e os saberes docentes (GAUTHIER ET AL, 2006; TARDIF, 2008). A pesquisa teve uma abordagem qualitativa (MINAYO, 2002), sendo caracterizada como pesquisa de campo, tendo como instrumentos para a coleta/produção dos dados a observação não participante e a entrevista semiestruturada, realizada com professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, atuando com alunos discalcúlicos incluídos em sala de aula no município de São Bento do Una. Os dados foram tratados por meio da análise do conteúdo (BARDIN, 2011), através do procedimento de categorização. Com isso, identificamos que os participantes da pesquisa sinalizaram a necessidade de formações tanto na área da inclusão quanto na área da discalculia, já que os mesmos não tiveram em suas formações Iniciais nem continuadas subsídios sobre o assunto. Nesse sentido, percebemos que os professores se sentem inseguros para desenvolverem atividades pedagógicas voltadas para o aluno discalcúlico e por não terem o apoio da escola, nem do município, isso acaba dificultando a sua prática docente relacionada ao ensino para esse aluno.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectProfessores de ensino fundamental – Formaçãopt_BR
dc.subjectDiscalculiapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleOs saberes docentes de professores de matemática que atuam com alunos discalcúlicos incluídos nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2682752734636131pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2283602616022619pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis research presents a study about the dyscalculia and the teaching knowledge that are mobilized by mathematics teachers during their teaching practice with students that present this learning disorder. The investigation had as main objective: to analyze which are the teaching knowledge of the mathematics teachers who work in the classroom with students who have dyscalculia. In this sense, we built a theoretical framework based on the specific learning disorder in mathematics (PIMENTEL, LARA, 2013; ALMEIDA, TREVISAN, 2017); we also presented a discussion about the importance of mathematics teacher training for the inclusion of students with dyscalculia, the school inclusion (DENARI, 2006; FREITAS, 2006) and teaching knowledge (GAUTHIER ET AL, 2006; TARDIF, 2008). The research had a qualitative approach (MINAYO, 2002), being characterized as field research, having as instruments for data collection / production the non-participant observation and the semi-structured interview, conducted with mathematics teachers of the final years of elementary school, working with dyscalculic students included in the classroom in the municipality of São Bento do Una. The interview data were treated through content analysis (BARDIN, 2011), through the categorization procedure. Thus, we identified that the research participants signaled the need for training in the area of inclusion as well as in the area of dyscalculia, since they did not have in their initial training nor continued subsidies on the subject. In this sense, we realize that teachers feel insecure to develop pedagogical activities aimed at the dyscalculic student and because they do not have the support of the school or the municipality, this ends up hindering their teaching practice related to this student.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Karolina Lima dos Santos Araújo.pdf685,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons