Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35521

Compartilhe esta página

Título: “Era uma escola muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada” : infraestrutura escolar e qualidade do ensino em Recife
Autor(es): OLIVEIRA, Renato Hayashi Correia de
Palavras-chave: Política pública; Ensino – Legislação; Educação básica – Recife (PE) - Índices; Escolas municipais – Recife (PE)
Data do documento: 30-Nov-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Renato Hayashi Correia de. “Era uma escola muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada”: infraestrutura escolar e qualidade do ensino em Recife. 2018. Dissertação (Mestrado em Política Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: Qual a relação entre a infraestrutura e o desempenho escolar? Este trabalho testa a hipótese de que existe uma associação positiva entre essas variáveis, ou seja, quanto melhor a qualidade das condições físicas das escolas, maior a aprendizagem dos estudantes. O desenho de pesquisa adota técnicas quantitativas e qualitativas para examinar o caso de Recife/Pernambuco. A análise quantitativa conta com um banco de dados original elaborado a partir de informações secundárias (Censo Escolar, Prova Brasil e IDEB), de 2007 a 2015. Em particular, estimamos um índice original para mensurar a qualidade da infraestrutura (IQE), bem como um ranking de presença de infraestrutura nos estabelecimentos educacionais. A análise qualitativa consiste no exame do acervo (relatórios e fotos) do Programa Raio-X das escolas. Os principais resultados apontam que, em 2015, 45,7% das escolas não possuíam biblioteca e a temperatura média das salas de aula era de 29,3ºC, variando entre 23,8ºC e 34,8º. Numa escala entre zero e um, a média do IQE das escolas passou de 0,76 em 2007 para 0,72 em 2015, o que representa uma redução de 5,3%. No tocante ao ranking, a média em 2007 era de 0,46 e passou para 0,57 em 2015 (um aumento de 23,91%, com desvio padrão de 0,20). Os resultados mostram uma correlação muito fraca e estatisticamente significativa entre infraestrutura e desempenho escolar.
Descrição: OLIVEIRA, Renato Hayashi Correia de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: HAYASHI, RENATO
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35521
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Renato Hayashi Correia de Oliveira.pdf4,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons