Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35521

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO FILHO, Dalson Britto-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Renato Hayashi Correia de-
dc.date.accessioned2019-12-06T12:33:02Z-
dc.date.available2019-12-06T12:33:02Z-
dc.date.issued2018-11-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Renato Hayashi Correia de. “Era uma escola muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada”: infraestrutura escolar e qualidade do ensino em Recife. 2018. Dissertação (Mestrado em Política Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35521-
dc.descriptionOLIVEIRA, Renato Hayashi Correia de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: HAYASHI, RENATOpt_BR
dc.description.abstractQual a relação entre a infraestrutura e o desempenho escolar? Este trabalho testa a hipótese de que existe uma associação positiva entre essas variáveis, ou seja, quanto melhor a qualidade das condições físicas das escolas, maior a aprendizagem dos estudantes. O desenho de pesquisa adota técnicas quantitativas e qualitativas para examinar o caso de Recife/Pernambuco. A análise quantitativa conta com um banco de dados original elaborado a partir de informações secundárias (Censo Escolar, Prova Brasil e IDEB), de 2007 a 2015. Em particular, estimamos um índice original para mensurar a qualidade da infraestrutura (IQE), bem como um ranking de presença de infraestrutura nos estabelecimentos educacionais. A análise qualitativa consiste no exame do acervo (relatórios e fotos) do Programa Raio-X das escolas. Os principais resultados apontam que, em 2015, 45,7% das escolas não possuíam biblioteca e a temperatura média das salas de aula era de 29,3ºC, variando entre 23,8ºC e 34,8º. Numa escala entre zero e um, a média do IQE das escolas passou de 0,76 em 2007 para 0,72 em 2015, o que representa uma redução de 5,3%. No tocante ao ranking, a média em 2007 era de 0,46 e passou para 0,57 em 2015 (um aumento de 23,91%, com desvio padrão de 0,20). Os resultados mostram uma correlação muito fraca e estatisticamente significativa entre infraestrutura e desempenho escolar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEnsino – Legislaçãopt_BR
dc.subjectEducação básica – Recife (PE) - Índicespt_BR
dc.subjectEscolas municipais – Recife (PE)pt_BR
dc.title“Era uma escola muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada” : infraestrutura escolar e qualidade do ensino em Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5466492919787009pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6683806605359913pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxWhat is the relationship between infrastructure and school performance? This work tests the hypothesis that there is a positive association between these variables, that is, the better the quality of the physical conditions of the schools, the greater the students' learning. The research design adopts quantitative and qualitative techniques to examine the Recife / Pernambuco case. The quantitative analysis relies on an original database based on secondary information (Censo Escolar, Prova Brasil and IDEB) from 2007 to 2015. In private, we estimate an original index to measure the quality of the infrastructure (IQE) and a ranking of presence of infrastructure in educational establishments. The qualitative analysis consists of an examination of the collection (reports and photos) of the School X-ray Program. The main results indicate that, in 2015, 45.7% of the schools did not have a library and the average temperature of the classrooms was 29.3ºC, varying between 23.8ºC and 34.8º. On a scale between zero and one, the IQE average for schools went from 0.76 in 2007 to 0.72 in 2015, a decrease of 5.3%. Regarding the ranking, the average in 2007 was 0.46 and increased to 0.57 in 2015 (an increase of 23.91%, with a standard deviation of 0.20). The results show a very weak and statistically significant correlation between infrastructure and school performance.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Renato Hayashi Correia de Oliveira.pdf4,92 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons