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Título : Sentidos de docência universitária nas licenciaturas presenciais e a distância : relações com a identidade e a profissionalidade docente
Autor : OLIVEIRA, Valéria do Carmo de
Palabras clave : Docência universitária; Professores - Formação; Educação – Estudo e ensino (Superior); UFPE - Pós-graduação
Fecha de publicación : 11-jul-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : OLIVEIRA, Valéria do Carmo de. Sentidos de docência universitária nas licenciaturas presenciais e a distância: relações com a identidade e a profissionalidade docente. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : O objetivo desta pesquisa foi identificar os sentidos de docência universitária nas Licenciaturas presenciais e a distância e suas relações com a identidade e a profissionalidade docente. Optamos pela ótica multidimensional que articula abordagens teóricas diversas que se complementam: a sociologia das profissões e as identidades profissionais, as identidades sociais e a profissionalidade docente. Considera-se, neste estudo, que o processo de constituição da profissionalidade docente não pode ocorre dissociado da construção identitária, ambos são balizados por relações individuais e coletivas dos sujeitos. O campo de pesquisa foi composto de licenciaturas em pedagogia e matemática, de IES públicas de Pernambuco, das quais participaram 134 sujeitos, professores e estudantes. Utilizamos com instrumento o questionário de associação livre de palavras. No tratamento dos dados, usamos o software Iramuteq através da análise lexicográfica clássica e análise de similitude, e a interpretação de sentidos por núcleos de significação. Os resultados revelaram que os sentidos de docência universitária estão impactados pelas mudanças epistemológicas, sociais e tecnológicas, demandando novos referenciais de formação que contemplem a dimensão humana e os processos de inovação na constituição da identidade e da profissionalidade docente no contexto da Universidade. A tese aqui defendida é a de que os sentidos de docência universitária nas licenciaturas presenciais e a distância estão marcados por incertezas e desafios que influenciam a identidade e a profissionalidade docente. Os resultados apontam a necessidade de processos de formação que estejam além dos saberes específicos das áreas do conhecimento, e que tenham fundamentos na dimensão humana e nos aspectos relacionais das interações. Assim, a constituição identitária docente e a profissionalidade transitam entre as dimensões: pessoal, profissional, pedagógica e afetiva/moral. A inovação e a criatividade também foram apontadas no estudo como elementos importantes na constituição da identidade e da profissionalidade na docência universitária, sugerindo a complexidade requerida na prática profissional, o que exige uma formação inicial ampliada e processos permanentes de formação continuada.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35331
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

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