Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35331
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CRUZ, Fátima Maria Leite | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Valéria do Carmo de | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-28T19:20:18Z | - |
dc.date.available | 2019-11-28T19:20:18Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-11 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Valéria do Carmo de. Sentidos de docência universitária nas licenciaturas presenciais e a distância: relações com a identidade e a profissionalidade docente. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35331 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa foi identificar os sentidos de docência universitária nas Licenciaturas presenciais e a distância e suas relações com a identidade e a profissionalidade docente. Optamos pela ótica multidimensional que articula abordagens teóricas diversas que se complementam: a sociologia das profissões e as identidades profissionais, as identidades sociais e a profissionalidade docente. Considera-se, neste estudo, que o processo de constituição da profissionalidade docente não pode ocorre dissociado da construção identitária, ambos são balizados por relações individuais e coletivas dos sujeitos. O campo de pesquisa foi composto de licenciaturas em pedagogia e matemática, de IES públicas de Pernambuco, das quais participaram 134 sujeitos, professores e estudantes. Utilizamos com instrumento o questionário de associação livre de palavras. No tratamento dos dados, usamos o software Iramuteq através da análise lexicográfica clássica e análise de similitude, e a interpretação de sentidos por núcleos de significação. Os resultados revelaram que os sentidos de docência universitária estão impactados pelas mudanças epistemológicas, sociais e tecnológicas, demandando novos referenciais de formação que contemplem a dimensão humana e os processos de inovação na constituição da identidade e da profissionalidade docente no contexto da Universidade. A tese aqui defendida é a de que os sentidos de docência universitária nas licenciaturas presenciais e a distância estão marcados por incertezas e desafios que influenciam a identidade e a profissionalidade docente. Os resultados apontam a necessidade de processos de formação que estejam além dos saberes específicos das áreas do conhecimento, e que tenham fundamentos na dimensão humana e nos aspectos relacionais das interações. Assim, a constituição identitária docente e a profissionalidade transitam entre as dimensões: pessoal, profissional, pedagógica e afetiva/moral. A inovação e a criatividade também foram apontadas no estudo como elementos importantes na constituição da identidade e da profissionalidade na docência universitária, sugerindo a complexidade requerida na prática profissional, o que exige uma formação inicial ampliada e processos permanentes de formação continuada. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Docência universitária | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Educação – Estudo e ensino (Superior) | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | Sentidos de docência universitária nas licenciaturas presenciais e a distância : relações com a identidade e a profissionalidade docente | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6749213548203329 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0484091401612310 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of this research was to identify the perception of university-level classroom and distance education and its relations with the identity and the professional competence of teachers. We chose a multidimensional view which provides diverse theoretical approaches that complement each other: the sociology of professions and the professional identities, social identities and teaching profession. This study suggests that the process of developing the professional competence of teachers cannot occur separately from identity building, both being based on individual and group relations of the subjects. The research selection consisted of pedagogy and mathematics degrees, from public institutions of higher education (IES) in Pernambuco, from which 134 subjects participated, such as professors and students. We used the free word association questionnaire as an instrument. To analyze the data, we used the Iramuteq software through classical lexicographic analysis and analysis of similitude, and the interpretation of meanings by core significance. The results revealed that the perception of university-level teaching is impacted by epistemological, social and technological changes, requiring new references of training that contemplate the human dimension and the processes of innovation in the in the context of the university. This thesis defends the perception of university-level teaching in classroom and distance education are marked by uncertainties and challenges that influence the identity and the professional competence of teachers. The results indicate the need for training processes that are beyond the specific knowledge of the areas of expertise, and that have foundations in the human dimension and in the relational aspects of interactions. Thus, the identity of university professors and professional competence transit between the dimensions: personal, professional, pedagogical and affective/moral. Innovation and creativity were also pointed out in the study as important elements in the development of the identity and professional competence in university-level teaching, suggesting the complexity required in professional practice, which requires an enhanced initial training and permanent continuous training processes. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Valeria do Carmo de Oliveira.pdf | 3,53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons