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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34280
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Título : | Preserve: um estudo sobre jogos digitais na educação básica no contexto do ensino de Física |
Autor : | AMARAL, Ricardo Ribeiro do |
Palabras clave : | Jogos no ensino de física; Jogos eletrônicos; Tecnologia educacional; UFPE - Pós-graduação |
Fecha de publicación : | 28-mar-2019 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Essa tese teve por objetivo analisar a forma como vem sendo desenvolvidos os jogos digitais didáticos para o ensino de Ciências, particularmente aqueles voltados para a Física. Observou-se que os jogos didáticos não têm sido explorados no que se refere à sua principal característica, que é motivar os estudantes da educação básica ao aprendizado de conhecimentos científicos a partir de uma abordagem lúdica. Dentro desse aspecto, partimos da hipótese de que todo jogo, independentemente de sua função, precisa ser antes divertido, e a partir disso assegurar que a interação aconteça e se crie oportunidades de aprendizagem. Nesse sentido, a partir do que sugerem os vários estudos sobre o processo de desenvolvimento de jogos digitais de entretenimento e do que se busca num jogo didático, apresentamos a modelagem do que se espera encontrar num bom jogo digital no contexto de aprendizagem de Física, tendo em vista uma perspectiva de um jogo de aventura que envolva o conceito de densidade. O processo de modelagem foi desenvolvido tendo como base a taxonomia renovada de Bloom para os jogos digitais, sendo construído um protótipo em papel que foi avaliado por um grupo de especialistas em educação e game design e, posteriormente, por três grupos de estudantes da educação básica, utilizando-se da metodologia de pesquisas em Design-Based Research (DBR). Ao final do processo, chegamos ao que se espera de um jogo híbrido que permeie entre o entretenimento e o didático, elencando as características que devem se fazer presentes no desenvolvimento de um bom jogo didático digital. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34280 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
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