Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34280
Share on
Title: | Preserve: um estudo sobre jogos digitais na educação básica no contexto do ensino de Física |
Authors: | AMARAL, Ricardo Ribeiro do |
Keywords: | Jogos no ensino de física; Jogos eletrônicos; Tecnologia educacional; UFPE - Pós-graduação |
Issue Date: | 28-Mar-2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Essa tese teve por objetivo analisar a forma como vem sendo desenvolvidos os jogos digitais didáticos para o ensino de Ciências, particularmente aqueles voltados para a Física. Observou-se que os jogos didáticos não têm sido explorados no que se refere à sua principal característica, que é motivar os estudantes da educação básica ao aprendizado de conhecimentos científicos a partir de uma abordagem lúdica. Dentro desse aspecto, partimos da hipótese de que todo jogo, independentemente de sua função, precisa ser antes divertido, e a partir disso assegurar que a interação aconteça e se crie oportunidades de aprendizagem. Nesse sentido, a partir do que sugerem os vários estudos sobre o processo de desenvolvimento de jogos digitais de entretenimento e do que se busca num jogo didático, apresentamos a modelagem do que se espera encontrar num bom jogo digital no contexto de aprendizagem de Física, tendo em vista uma perspectiva de um jogo de aventura que envolva o conceito de densidade. O processo de modelagem foi desenvolvido tendo como base a taxonomia renovada de Bloom para os jogos digitais, sendo construído um protótipo em papel que foi avaliado por um grupo de especialistas em educação e game design e, posteriormente, por três grupos de estudantes da educação básica, utilizando-se da metodologia de pesquisas em Design-Based Research (DBR). Ao final do processo, chegamos ao que se espera de um jogo híbrido que permeie entre o entretenimento e o didático, elencando as características que devem se fazer presentes no desenvolvimento de um bom jogo didático digital. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34280 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE Ricardo Ribeiro do Amaral.pdf | 7,19 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License