Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34280
Compartilhe esta página
Título: | Preserve: um estudo sobre jogos digitais na educação básica no contexto do ensino de Física |
Autor(es): | AMARAL, Ricardo Ribeiro do |
Palavras-chave: | Jogos no ensino de física; Jogos eletrônicos; Tecnologia educacional; UFPE - Pós-graduação |
Data do documento: | 28-Mar-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Essa tese teve por objetivo analisar a forma como vem sendo desenvolvidos os jogos digitais didáticos para o ensino de Ciências, particularmente aqueles voltados para a Física. Observou-se que os jogos didáticos não têm sido explorados no que se refere à sua principal característica, que é motivar os estudantes da educação básica ao aprendizado de conhecimentos científicos a partir de uma abordagem lúdica. Dentro desse aspecto, partimos da hipótese de que todo jogo, independentemente de sua função, precisa ser antes divertido, e a partir disso assegurar que a interação aconteça e se crie oportunidades de aprendizagem. Nesse sentido, a partir do que sugerem os vários estudos sobre o processo de desenvolvimento de jogos digitais de entretenimento e do que se busca num jogo didático, apresentamos a modelagem do que se espera encontrar num bom jogo digital no contexto de aprendizagem de Física, tendo em vista uma perspectiva de um jogo de aventura que envolva o conceito de densidade. O processo de modelagem foi desenvolvido tendo como base a taxonomia renovada de Bloom para os jogos digitais, sendo construído um protótipo em papel que foi avaliado por um grupo de especialistas em educação e game design e, posteriormente, por três grupos de estudantes da educação básica, utilizando-se da metodologia de pesquisas em Design-Based Research (DBR). Ao final do processo, chegamos ao que se espera de um jogo híbrido que permeie entre o entretenimento e o didático, elencando as características que devem se fazer presentes no desenvolvimento de um bom jogo didático digital. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34280 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Ricardo Ribeiro do Amaral.pdf | 7,19 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons