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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34200
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Título: | Articulando os registros de representação semiótica das curvas cônicas através da integração de recursos computacionais |
Autor(es): | SIQUEIRA, José Edeson de Melo |
Palavras-chave: | Semiótica; Engenharia de protótipos; Curvas cônicas; UFPE - Pós-graduação |
Data do documento: | 29-Abr-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | As cônicas foram objeto de investigação de vários estudiosos ao longo dos séculos, passando pelas geometrias sintética (do grego), analítica e projetiva. No entanto, o currículo para as curvas cônicas na Educação Básica foi reduzido no Brasil, na França, Espanha e México, por exemplo e embora continue presente em diversos cursos universitários, sua abordagem ocorre de maneira fragmenta, com ênfase nas representações algébricas. Com o propósito de enfrentar as dificuldades presentes no ensino das curvas cônicas, utilizamos a engenharia didático-informática para estruturarmos o estudo considerando as dimensões epistemológica, cognitiva, didática e informática. Foi apontada a necessidade de privilegiar uma proposta integrativa das abordagens sintética e analítica, em oposição à fragmentação, com articulação entre as várias representações, relacionando as variáveis visuais às unidades simbólicas correspondentes, por meio das transformações por conversão e tratamento, fazendo uso de um recurso computacional. Para atender a esses requisitos, não podemos nos concentrar apenas no campo matemático ou em sua história. Uma abordagem cognitiva é necessária para especificar a articulação dinâmica de várias representações das curvas cônicas por meio de recursos computacionais, para que o ensino possa contribuir para o desenvolvimento global das habilidades de raciocínio, análise e visualização de estudantes e professores. Desse modo, desenvolvemos o protótipo do Conics Studium 3D, oferecendo a possibilidade de exploração do que denominamos de “registros semióticos dinâmicos”, isto é, de articular de maneira dinâmica suas equações (e suas várias formas entre si – transformação por tratamento), sua representação gráfica cartesiana e a sua representação figural espacial, de modo que, ao realizar deslocamentos na representação figural espacial, obtenhamos modificação no gráfico cartesiano e nas expressões algébricas, permitindo o acesso rápido e contínuo a várias situações (Transformação por conversão). |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34200 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
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