Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34200

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBELLEMAIN, Franck Gilbert René-
dc.contributor.authorSIQUEIRA, José Edeson de Melo-
dc.date.accessioned2019-10-04T19:02:19Z-
dc.date.available2019-10-04T19:02:19Z-
dc.date.issued2019-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34200-
dc.description.abstractAs cônicas foram objeto de investigação de vários estudiosos ao longo dos séculos, passando pelas geometrias sintética (do grego), analítica e projetiva. No entanto, o currículo para as curvas cônicas na Educação Básica foi reduzido no Brasil, na França, Espanha e México, por exemplo e embora continue presente em diversos cursos universitários, sua abordagem ocorre de maneira fragmenta, com ênfase nas representações algébricas. Com o propósito de enfrentar as dificuldades presentes no ensino das curvas cônicas, utilizamos a engenharia didático-informática para estruturarmos o estudo considerando as dimensões epistemológica, cognitiva, didática e informática. Foi apontada a necessidade de privilegiar uma proposta integrativa das abordagens sintética e analítica, em oposição à fragmentação, com articulação entre as várias representações, relacionando as variáveis visuais às unidades simbólicas correspondentes, por meio das transformações por conversão e tratamento, fazendo uso de um recurso computacional. Para atender a esses requisitos, não podemos nos concentrar apenas no campo matemático ou em sua história. Uma abordagem cognitiva é necessária para especificar a articulação dinâmica de várias representações das curvas cônicas por meio de recursos computacionais, para que o ensino possa contribuir para o desenvolvimento global das habilidades de raciocínio, análise e visualização de estudantes e professores. Desse modo, desenvolvemos o protótipo do Conics Studium 3D, oferecendo a possibilidade de exploração do que denominamos de “registros semióticos dinâmicos”, isto é, de articular de maneira dinâmica suas equações (e suas várias formas entre si – transformação por tratamento), sua representação gráfica cartesiana e a sua representação figural espacial, de modo que, ao realizar deslocamentos na representação figural espacial, obtenhamos modificação no gráfico cartesiano e nas expressões algébricas, permitindo o acesso rápido e contínuo a várias situações (Transformação por conversão).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectEngenharia de protótipospt_BR
dc.subjectCurvas cônicaspt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleArticulando os registros de representação semiótica das curvas cônicas através da integração de recursos computacionaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4413292899329883pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8667486345431443pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe conics have been studied by mathematicians over the centuries, especially through the different models of geometry: synthetic (Greek), analytic and projective. However, the study of conics in basic education is extremely limited whether in Brazil, France, Spain or Mexico, and although it is still present in several university courses, their approach is fragmented. focus is on algebraic representations. In order to cope with the difficulties encountered in teaching conic curves, we propose the design of a computer artifact. We have implemented the didactic-computer engineering (EDI) to structure this design taking into account its epistemological, cognitive, didactic and computer dimensions. We show the need to favor an integration of synthetic and analytic approaches, as opposed to their fragmentation, an integration that considers an articulation between the different representations, linking the visual variables to the corresponding symbolic units, via transformations by conversion and processing using a computer resource. To meet these requirements, as proposed by EDI, beyond the mathematical study and its history, we undertook a cognitive study to specify the dynamic articulation of various conic curves representations by means of computer resources, so that the artifact designed can contribute to the overall development of reasoning, analysis and visualization abilities of the student and the teachers. For validation, we have developed the 3D prototype of Conics Studium, offering the possibility to explore what we call "dynamic semiotic registers", that is to say to articulate dynamically, equations (and their different forms - transformation by processing), flat graphical representation and spatial graphical representation of conics, so that by making displacements in the spatial figurative representation, we obtain a modification of the Cartesian graph and algebraic expressions, allowing a fast and continuous access to several situations (Transformation by conversion).pt_BR
dc.description.abstractxLes coniques ont été objet d’étude des mathéticiens au cours des siècles, en particulier au travers des différentes modélisations de la géometrie : synthétiques (grecques), analytiques et projectives. Cependant, l’étude des coniques dans l’éducation de base est extrêmente limité que ce soit au Brésil, en France, en Espagne ou au Mexique, et bien qu’elle soit toujours présente dans plusieurs cours universitaires, leur approche est fragmentée, l’accent étant mis sur les représentations algébriques. Afin de faire face aux difficultés rencontrées dans l’enseignement des courbes coniques, nous proposons la conception d’un artefact informatique. Nous avons mis en oeuvre l’ingénierie didactique-informatique (EDI) pour structurer cette conception en prenant en compte ses dimensions épistémologique, cognitive, didactique et informatique. Nous montrons la nécessité de privilégier une intégration des approches synthétiques et analytiques, par opposition à leur fragmentation, intégration qui considère une articulation entre les différentes représentations, reliant les variables visuelles aux unités symboliques correspondantes, via des transformations par conversion et traitement utilisant une ressource informatique. . Pour répondre à ces exigences, comme le propose l’EDI, au delà de l’étude mathématique et son histoire, nous avons entrepris une étude cognitive pour spécifier l'articulation dynamique de diverses représentations de courbes coniques au moyen de ressources informatiques, de sorte que l’artefact conçu puisse contribuer au développement global des capacités de raisonnement, d'analyse et de visualisation de l'élève et des enseignants. Pour la validation, nous avons développé le prototype 3D de Conics Studium, offrant la possibilité d’explorer ce que nous appelons des "registres sémiotiques dynamiques", c’est-à-dire d’articuler de manière dynamique, équations (et leurs différentes formes - transformation par traitement), représentation graphique plane et représentation grafique spatiale de coniques, de sorte qu'en effectuant des déplacements dans la représentation figurée spatiale, nous obtenons une modification du graphe cartésien et des expressions algébriques, permettant un accès rapide et continu à plusieurs situations (Transformation par conversion).pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE José Edeson de Melo Siqueira.pdf10 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons