Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34052

Compartilhe esta página

Título: Termômetro de gás a volume constante como ferramenta de ensino aprendizagem dos conceitos fundamentais da termodinâmica
Autor(es): SILVA, Rubens Antônio da
Palavras-chave: Física - Experiências; Termodinâmica; Aprendizagem; Ensino fundamental – Vitória de Santo Antão (PE)
Data do documento: 20-Set-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Neste trabalho, buscamos analisar uma alternativa metodológica para inserção de conceitos científicos relacionados aos fenômenos térmicos e hidráulicos em sala de aula, por meio de um termômetro de gás cujo volume permaneça constante. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do nono ano do ensino fundamental em um colégio localizado na cidade de Vitória de Santo Antão/PE. Foi realizado um experimento com o objetivo principal de determinar uma relação matemática envolvendo parâmetros conhecidos e de referências, para calcular temperaturas de interesse, como exemplo, a temperatura ambiente. O experimento é de baixo custo, formado por um bulbo de plástico, obtido de uma boia de descarga sanitária, conectado a um tubo de PVC flexível preenchido com água. Com a variação da altura da coluna de água, conforme a temperatura do sistema pode-se compará-los aos valores teóricos. A observação e análise dessas intervenções se dão a partir dos resultados das atividades com os alunos, revelando a motivação e a fácil compreensão dos mesmos sobre o conteúdo abordado, permitindo uma forma alternativa de ensino. A presente proposta da sequência didática para as atividades de Física baseado no experimento corrente, foi elaborada de forma que os estudantes possam trabalhar de maneira coletiva, em equipe, uma benéfica metodologia onde prevalece o instinto cooperativo, ajudando a atingir os avanços na construção do conhecimento e na consolidação dos conteúdos apreendidos em Física.
Descrição: CAMELO NETO, Gustavo , também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CAMELO-NETO, Gustavo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34052
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rubens Antônio da silva.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons