Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34052

Comparte esta pagina

Título : Termômetro de gás a volume constante como ferramenta de ensino aprendizagem dos conceitos fundamentais da termodinâmica
Autor : SILVA, Rubens Antônio da
Palabras clave : Física - Experiências; Termodinâmica; Aprendizagem; Ensino fundamental – Vitória de Santo Antão (PE)
Fecha de publicación : 20-sep-2018
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Neste trabalho, buscamos analisar uma alternativa metodológica para inserção de conceitos científicos relacionados aos fenômenos térmicos e hidráulicos em sala de aula, por meio de um termômetro de gás cujo volume permaneça constante. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do nono ano do ensino fundamental em um colégio localizado na cidade de Vitória de Santo Antão/PE. Foi realizado um experimento com o objetivo principal de determinar uma relação matemática envolvendo parâmetros conhecidos e de referências, para calcular temperaturas de interesse, como exemplo, a temperatura ambiente. O experimento é de baixo custo, formado por um bulbo de plástico, obtido de uma boia de descarga sanitária, conectado a um tubo de PVC flexível preenchido com água. Com a variação da altura da coluna de água, conforme a temperatura do sistema pode-se compará-los aos valores teóricos. A observação e análise dessas intervenções se dão a partir dos resultados das atividades com os alunos, revelando a motivação e a fácil compreensão dos mesmos sobre o conteúdo abordado, permitindo uma forma alternativa de ensino. A presente proposta da sequência didática para as atividades de Física baseado no experimento corrente, foi elaborada de forma que os estudantes possam trabalhar de maneira coletiva, em equipe, uma benéfica metodologia onde prevalece o instinto cooperativo, ajudando a atingir os avanços na construção do conhecimento e na consolidação dos conteúdos apreendidos em Física.
Descripción : CAMELO NETO, Gustavo , também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CAMELO-NETO, Gustavo
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34052
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Rubens Antônio da silva.pdf1,42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons