Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34052

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAMELO NETO, Gustavo-
dc.contributor.authorSILVA, Rubens Antônio da-
dc.date.accessioned2019-10-01T19:27:39Z-
dc.date.available2019-10-01T19:27:39Z-
dc.date.issued2018-09-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34052-
dc.descriptionCAMELO NETO, Gustavo , também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CAMELO-NETO, Gustavopt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, buscamos analisar uma alternativa metodológica para inserção de conceitos científicos relacionados aos fenômenos térmicos e hidráulicos em sala de aula, por meio de um termômetro de gás cujo volume permaneça constante. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do nono ano do ensino fundamental em um colégio localizado na cidade de Vitória de Santo Antão/PE. Foi realizado um experimento com o objetivo principal de determinar uma relação matemática envolvendo parâmetros conhecidos e de referências, para calcular temperaturas de interesse, como exemplo, a temperatura ambiente. O experimento é de baixo custo, formado por um bulbo de plástico, obtido de uma boia de descarga sanitária, conectado a um tubo de PVC flexível preenchido com água. Com a variação da altura da coluna de água, conforme a temperatura do sistema pode-se compará-los aos valores teóricos. A observação e análise dessas intervenções se dão a partir dos resultados das atividades com os alunos, revelando a motivação e a fácil compreensão dos mesmos sobre o conteúdo abordado, permitindo uma forma alternativa de ensino. A presente proposta da sequência didática para as atividades de Física baseado no experimento corrente, foi elaborada de forma que os estudantes possam trabalhar de maneira coletiva, em equipe, uma benéfica metodologia onde prevalece o instinto cooperativo, ajudando a atingir os avanços na construção do conhecimento e na consolidação dos conteúdos apreendidos em Física.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamental – Vitória de Santo Antão (PE)pt_BR
dc.titleTermômetro de gás a volume constante como ferramenta de ensino aprendizagem dos conceitos fundamentais da termodinâmicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3183965586011617pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1196031119840419pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ensino de Fisicapt_BR
dc.description.abstractxIn this work we analyze a methodological alternative for the insertion of scientific concepts on the physical characteristics of thermal and hydraulic phenomena in the classroom, by means of a gas thermometer whose volume remains constant. The research was carried out with students from the ninth year of elementary grade in a shool located in the city of Vitória de Santo Antão / PE. An experiment was employed with the aim to determine a mathematical relation among known parameters and several temperatures of interest, for example the room temperature. It is low cost experiment, formed by a plastic bulb, obtained from a sanitary discharge float, connected to a PVC flexible pipe filled with water. With the variation of the height of the water column it was possible to compare them with the theoretical values. The observation and analysis of these interventions are based on the results of the activities with the students, revealing higher motivation and better understanding of the content addressed. The present proposal of the didactic sequence for the activities of tearching based on the current experiment was elaborated so that the students can work collectively, in team, a beneficial methodology that prevails the cooperative instinct, helping to reach the advances in the construction of the knowledge and in the consolidation of the contents seized in Physics.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rubens Antônio da silva.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons