Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33775

Share on

Title: A formação de alunos monitores de biologia no ensino médio numa perspectiva sócio-histórica
Authors: LUNA, Eduardo Ramos Melo
Keywords: Sistema monitorial de educação (Pernambuco); Biologia (Ensino médio); Conceitos; Avaliação educacional (Pernambuco)
Issue Date: 8-Mar-2019
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta pesquisa buscou tratar da formação de alunos monitores de Biologia no Ensino Médio, através dos aportes teóricos e metodológicos da Teoria de Assimilação por Etapas, de Galperin. Para isso, foram realizadas intervenções pedagógicas com os conteúdos de ensino de genética para os alunos monitores de uma turma de 3ª ano do Ensino Médio de uma escola pública. Durante o processo formativo, as tarefas da base orientadora da ação permitiram aos estudantes, sob orientação do professor, construir uma metodologia geral para solucionar situações particulares. A etapa materializada viabilizou a inclusão dos conceitos na ação, ou seja, permitiu aos alunos reconhecer na prática a ação exigida pelos conceitos. Na etapa da linguagem externa, os estudantes, em sua maioria, assimilaram o sistema de operações para explicar os conceitos fundamentais de genética. Na etapa mental, os estudantes passaram o sistema de orientações que determina a base orientadora da ação do plano externo (material) para o plano interno (mental). Os resultados obtidos através desta metodologia mostraram que dos oito estudantes que participaram do processo formativo, dois foram classificados com um nível de generalização médio, um com nível alto e cinco com nível excelente, ou seja, chegaram ao final do processo formativo com o sistema de operações na forma mental e com possibilidade de transferência da aprendizagem a outros contextos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33775
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Eduardo Ramos Melo Luna.pdf2,76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons