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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33775

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dc.contributor.advisorSILVA, Petronildo Bezerra da-
dc.contributor.authorLUNA, Eduardo Ramos Melo-
dc.date.accessioned2019-09-26T19:32:40Z-
dc.date.available2019-09-26T19:32:40Z-
dc.date.issued2019-03-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33775-
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou tratar da formação de alunos monitores de Biologia no Ensino Médio, através dos aportes teóricos e metodológicos da Teoria de Assimilação por Etapas, de Galperin. Para isso, foram realizadas intervenções pedagógicas com os conteúdos de ensino de genética para os alunos monitores de uma turma de 3ª ano do Ensino Médio de uma escola pública. Durante o processo formativo, as tarefas da base orientadora da ação permitiram aos estudantes, sob orientação do professor, construir uma metodologia geral para solucionar situações particulares. A etapa materializada viabilizou a inclusão dos conceitos na ação, ou seja, permitiu aos alunos reconhecer na prática a ação exigida pelos conceitos. Na etapa da linguagem externa, os estudantes, em sua maioria, assimilaram o sistema de operações para explicar os conceitos fundamentais de genética. Na etapa mental, os estudantes passaram o sistema de orientações que determina a base orientadora da ação do plano externo (material) para o plano interno (mental). Os resultados obtidos através desta metodologia mostraram que dos oito estudantes que participaram do processo formativo, dois foram classificados com um nível de generalização médio, um com nível alto e cinco com nível excelente, ou seja, chegaram ao final do processo formativo com o sistema de operações na forma mental e com possibilidade de transferência da aprendizagem a outros contextos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistema monitorial de educação (Pernambuco)pt_BR
dc.subjectBiologia (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectConceitospt_BR
dc.subjectAvaliação educacional (Pernambuco)pt_BR
dc.titleA formação de alunos monitores de biologia no ensino médio numa perspectiva sócio-históricapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0891988377526047pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8829719334729671pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis research sought to deal with the training of monitors students of Biology in High School through the theoretical and methodological contributions of the Theory of Assimilation by Stages of Galperin. For this, pedagogical interventions were carried out with the teaching contents of genetics for the students monitors of a class of 3rd year of the High School of a public school. During the formative process, the tasks of the action base allowed the students, under the guidance of the teacher, to construct a general methodology to solve particular situations. The materialized stage made possible the inclusion of concepts in action, that is, allowed the students to recognize in practice the action required by the concepts. In the foreign language stage, the students, for the most part, assimilated the system of operations to explain the fundamental concepts of genetics. At the mental stage, the students passed the system of orientations that determines the guiding basis for action from the outer (material) plane to the inner (mental) plane. The results obtained through this methodology showed that of the eight students who participated in the training process, two were classified with a level of average generalization, one with high level and five with excellent level, that is, they reached the end of the training process with the system of operations in the mental form and with the possibility of transferring learning to other contexts.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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