Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33775
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Petronildo Bezerra da | - |
dc.contributor.author | LUNA, Eduardo Ramos Melo | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-26T19:32:40Z | - |
dc.date.available | 2019-09-26T19:32:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33775 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa buscou tratar da formação de alunos monitores de Biologia no Ensino Médio, através dos aportes teóricos e metodológicos da Teoria de Assimilação por Etapas, de Galperin. Para isso, foram realizadas intervenções pedagógicas com os conteúdos de ensino de genética para os alunos monitores de uma turma de 3ª ano do Ensino Médio de uma escola pública. Durante o processo formativo, as tarefas da base orientadora da ação permitiram aos estudantes, sob orientação do professor, construir uma metodologia geral para solucionar situações particulares. A etapa materializada viabilizou a inclusão dos conceitos na ação, ou seja, permitiu aos alunos reconhecer na prática a ação exigida pelos conceitos. Na etapa da linguagem externa, os estudantes, em sua maioria, assimilaram o sistema de operações para explicar os conceitos fundamentais de genética. Na etapa mental, os estudantes passaram o sistema de orientações que determina a base orientadora da ação do plano externo (material) para o plano interno (mental). Os resultados obtidos através desta metodologia mostraram que dos oito estudantes que participaram do processo formativo, dois foram classificados com um nível de generalização médio, um com nível alto e cinco com nível excelente, ou seja, chegaram ao final do processo formativo com o sistema de operações na forma mental e com possibilidade de transferência da aprendizagem a outros contextos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sistema monitorial de educação (Pernambuco) | pt_BR |
dc.subject | Biologia (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Conceitos | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional (Pernambuco) | pt_BR |
dc.title | A formação de alunos monitores de biologia no ensino médio numa perspectiva sócio-histórica | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0891988377526047 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8829719334729671 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research sought to deal with the training of monitors students of Biology in High School through the theoretical and methodological contributions of the Theory of Assimilation by Stages of Galperin. For this, pedagogical interventions were carried out with the teaching contents of genetics for the students monitors of a class of 3rd year of the High School of a public school. During the formative process, the tasks of the action base allowed the students, under the guidance of the teacher, to construct a general methodology to solve particular situations. The materialized stage made possible the inclusion of concepts in action, that is, allowed the students to recognize in practice the action required by the concepts. In the foreign language stage, the students, for the most part, assimilated the system of operations to explain the fundamental concepts of genetics. At the mental stage, the students passed the system of orientations that determines the guiding basis for action from the outer (material) plane to the inner (mental) plane. The results obtained through this methodology showed that of the eight students who participated in the training process, two were classified with a level of average generalization, one with high level and five with excellent level, that is, they reached the end of the training process with the system of operations in the mental form and with the possibility of transferring learning to other contexts. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Eduardo Ramos Melo Luna.pdf | 2,76 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons