Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33775
Compartilhe esta página
Título: | A formação de alunos monitores de biologia no ensino médio numa perspectiva sócio-histórica |
Autor(es): | LUNA, Eduardo Ramos Melo |
Palavras-chave: | Sistema monitorial de educação (Pernambuco); Biologia (Ensino médio); Conceitos; Avaliação educacional (Pernambuco) |
Data do documento: | 8-Mar-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Esta pesquisa buscou tratar da formação de alunos monitores de Biologia no Ensino Médio, através dos aportes teóricos e metodológicos da Teoria de Assimilação por Etapas, de Galperin. Para isso, foram realizadas intervenções pedagógicas com os conteúdos de ensino de genética para os alunos monitores de uma turma de 3ª ano do Ensino Médio de uma escola pública. Durante o processo formativo, as tarefas da base orientadora da ação permitiram aos estudantes, sob orientação do professor, construir uma metodologia geral para solucionar situações particulares. A etapa materializada viabilizou a inclusão dos conceitos na ação, ou seja, permitiu aos alunos reconhecer na prática a ação exigida pelos conceitos. Na etapa da linguagem externa, os estudantes, em sua maioria, assimilaram o sistema de operações para explicar os conceitos fundamentais de genética. Na etapa mental, os estudantes passaram o sistema de orientações que determina a base orientadora da ação do plano externo (material) para o plano interno (mental). Os resultados obtidos através desta metodologia mostraram que dos oito estudantes que participaram do processo formativo, dois foram classificados com um nível de generalização médio, um com nível alto e cinco com nível excelente, ou seja, chegaram ao final do processo formativo com o sistema de operações na forma mental e com possibilidade de transferência da aprendizagem a outros contextos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33775 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Eduardo Ramos Melo Luna.pdf | 2,76 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons