Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33351
Compartilhe esta página
Título: | Educação física escolar para crianças com deficiência física: contribuições de algumas abordagens metodológicas |
Autor(es): | SILVA, Liviane Leocadio da |
Palavras-chave: | Educação Física; Pessoas com Deficiência; Inclusão Educacional |
Data do documento: | 3-Jul-2019 |
Citação: | SILVA, L. L. |
Abstract: | A Educação Física vem se consolidando e se tornando importante na vida de todos os seres humanos, pois como ciência ela busca integrar o corpo, a mente, o cotidiano, a individualidade biológica para assim ter resultados positivos no desenvolvimento psicomotor e com passar do tempo esta foi mais ousada em acolher o campo da inclusão de pessoas com deficiências, dentre elas a deficiência física ou motora. Assim, este estudo tem por objetivo analisar quais das metodologias que se mostram mais eficazes para o desenvolvimento de crianças com deficiência física diante os conteúdos da Educação Física e mostrar as práticas corporais e metodologias de ensino e aprendizagem que mais se adequam para as pessoas com deficiência. A metodologia deste trabalho foi realizada através de natureza qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica, foram usadas as bases de dados, PERIÓDICOS CAPES, CNPq, BIREME (LILACS) e SCIELO durante o período de 2009 à 2019. Portanto, através desta pesquisa é concluído que a Educação Física é essencial para pessoas com deficiência e de grande contribuição em especifico aqui para as com deficiências físicas, contribuindo para o desenvolvimento psicossocial, motor, cognitivo e afetivo. Assim, a mesma possui conteúdos e abordagens metodológicas para subsidiar esse caminho de benefícios. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33351 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, LIVIANE LEOCADIO DA.pdf | 668,64 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons