Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33351
Share on
Title: | Educação física escolar para crianças com deficiência física: contribuições de algumas abordagens metodológicas |
Authors: | SILVA, Liviane Leocadio da |
Keywords: | Educação Física; Pessoas com Deficiência; Inclusão Educacional |
Issue Date: | 3-Jul-2019 |
Citation: | SILVA, L. L. |
Abstract: | A Educação Física vem se consolidando e se tornando importante na vida de todos os seres humanos, pois como ciência ela busca integrar o corpo, a mente, o cotidiano, a individualidade biológica para assim ter resultados positivos no desenvolvimento psicomotor e com passar do tempo esta foi mais ousada em acolher o campo da inclusão de pessoas com deficiências, dentre elas a deficiência física ou motora. Assim, este estudo tem por objetivo analisar quais das metodologias que se mostram mais eficazes para o desenvolvimento de crianças com deficiência física diante os conteúdos da Educação Física e mostrar as práticas corporais e metodologias de ensino e aprendizagem que mais se adequam para as pessoas com deficiência. A metodologia deste trabalho foi realizada através de natureza qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica, foram usadas as bases de dados, PERIÓDICOS CAPES, CNPq, BIREME (LILACS) e SCIELO durante o período de 2009 à 2019. Portanto, através desta pesquisa é concluído que a Educação Física é essencial para pessoas com deficiência e de grande contribuição em especifico aqui para as com deficiências físicas, contribuindo para o desenvolvimento psicossocial, motor, cognitivo e afetivo. Assim, a mesma possui conteúdos e abordagens metodológicas para subsidiar esse caminho de benefícios. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33351 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVA, LIVIANE LEOCADIO DA.pdf | 668,64 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License