Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33337
Compartilhe esta página
Título: | Ensino do slackline nas aulas de educação física escolar no 3º ciclo do ensino fundamental: metodologias de ensino e aprendizagem |
Autor(es): | SILVA, Jefferson Anderson da |
Palavras-chave: | Slackline; Educação Física para Crianças |
Data do documento: | 3-Jul-2019 |
Citação: | SILVA, J. A. |
Abstract: | Esse estudo tem como objetivo propor uma metodologia que auxilie professores de Educação Fìsica escolar no processo de ensino-aprendizagem do slackline, como modalidade esportiva nas aulas para estudantes no 3º ciclo do ensino fundamental. Foi realizada uma revisão de literatura, utilizando as bases de dados Medline, Pubmed, Efdeportes, Scielo e Google Acadêmico, utilizados os descritores: Slackline, Physical Education, Teaching method e o filtro de data foi configurado para publicações realizadas no período de 2009 a 2019. Após leitura dos títulos, 56 artigos foram inicialmente selecionados e após a leitura dos resumos, os resultados foram refinados para 18 artigos; após triagem pelas metodologias de ensino aplicadas, 08 artigos foram selecionados, e após leitura na íntegra, 05 trabalhos foram incluídos nesta, foram excluídos os que apresentavam-se como estudos secundários, como de revisão bibliográfica. Após a leitura das diferentes metodologias de ensino apresentadas por esta revisão e experiência vivida, foi proposto um método didático com 6 aulas teóricas e práticas para o 3º ciclo do ensino fundamental, abordando o slackline como conteúdo da cultural corporal, e abordando o desenvolvimento motor e cognitivo através da pratica do slackline. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33337 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Jefferson Anderson da.pdf | 915,94 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons