Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33337

Compartilhe esta página

Título: Ensino do slackline nas aulas de educação física escolar no 3º ciclo do ensino fundamental: metodologias de ensino e aprendizagem
Autor(es): SILVA, Jefferson Anderson da
Palavras-chave: Slackline; Educação Física para Crianças
Data do documento: 3-Jul-2019
Citação: SILVA, J. A.
Abstract: Esse estudo tem como objetivo propor uma metodologia que auxilie professores de Educação Fìsica escolar no processo de ensino-aprendizagem do slackline, como modalidade esportiva nas aulas para estudantes no 3º ciclo do ensino fundamental. Foi realizada uma revisão de literatura, utilizando as bases de dados Medline, Pubmed, Efdeportes, Scielo e Google Acadêmico, utilizados os descritores: Slackline, Physical Education, Teaching method e o filtro de data foi configurado para publicações realizadas no período de 2009 a 2019. Após leitura dos títulos, 56 artigos foram inicialmente selecionados e após a leitura dos resumos, os resultados foram refinados para 18 artigos; após triagem pelas metodologias de ensino aplicadas, 08 artigos foram selecionados, e após leitura na íntegra, 05 trabalhos foram incluídos nesta, foram excluídos os que apresentavam-se como estudos secundários, como de revisão bibliográfica. Após a leitura das diferentes metodologias de ensino apresentadas por esta revisão e experiência vivida, foi proposto um método didático com 6 aulas teóricas e práticas para o 3º ciclo do ensino fundamental, abordando o slackline como conteúdo da cultural corporal, e abordando o desenvolvimento motor e cognitivo através da pratica do slackline.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33337
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Jefferson Anderson da.pdf915,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons