Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33333
Share on
Title: | Educação física e estudantes com transtorno do espectro autista: uma revisão da literatura |
Authors: | FIGUEIRÊDO, Paulo Henrique Tavares de |
Keywords: | Transtorno Autístico; Educação Física; Estudantes |
Issue Date: | 25-Jun-2019 |
Citation: | FIGUEIRÊDO, P. H. T. |
Abstract: | Neste texto, o nosso olhar se volta para alunos autistas envolvidos com a prática da Educação Física e neste cenário debatemos uma relação que se estabelece com dadas consequências. Indivíduos com TEA tem prejuízos na comunicação e interação social, além de padrões restritivos e repetitivos de comportamento. Essas características dificultam o acesso da prática de atividade física podendo acentuar de modo negativo o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais. Assim sendo o objetivo desse estudo foi reunir com o intuito de analisar estudos originais de caráter experimental e/ou observacional e verificar quais as implicações de aulas de educação física em diversos aspectos dos indivíduos com TEA. Para isso foram analisados seis artigos experimentais e cinco observacionais. Nas análises realizadas foram encontradas congruências quanto ao déficit no nível de atividade física realizada por esses indivíduos e na interação social, e também que a partir da estruturação de atividades é possível diminuir esses déficits. Foi possível concluir que é necessário um planejamento do ambiente escolar, além das atividades propostas nas aulas de educação física para que os estudantes com TEA tenham mais oportunidades na sociedade. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33333 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FIGUEIRÊDO, Paulo Henrique Tavares de..pdf | 804,41 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License