Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33333

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de-
dc.contributor.authorFIGUEIRÊDO, Paulo Henrique Tavares de-
dc.date.accessioned2019-09-20T12:07:08Z-
dc.date.available2019-09-20T12:07:08Z-
dc.date.issued2019-06-25-
dc.date.submitted2019-09-20-
dc.identifier.citationFIGUEIRÊDO, P. H. T.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33333-
dc.description.abstractNeste texto, o nosso olhar se volta para alunos autistas envolvidos com a prática da Educação Física e neste cenário debatemos uma relação que se estabelece com dadas consequências. Indivíduos com TEA tem prejuízos na comunicação e interação social, além de padrões restritivos e repetitivos de comportamento. Essas características dificultam o acesso da prática de atividade física podendo acentuar de modo negativo o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais. Assim sendo o objetivo desse estudo foi reunir com o intuito de analisar estudos originais de caráter experimental e/ou observacional e verificar quais as implicações de aulas de educação física em diversos aspectos dos indivíduos com TEA. Para isso foram analisados seis artigos experimentais e cinco observacionais. Nas análises realizadas foram encontradas congruências quanto ao déficit no nível de atividade física realizada por esses indivíduos e na interação social, e também que a partir da estruturação de atividades é possível diminuir esses déficits. Foi possível concluir que é necessário um planejamento do ambiente escolar, além das atividades propostas nas aulas de educação física para que os estudantes com TEA tenham mais oportunidades na sociedade.pt_BR
dc.format.extent32 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstorno Autísticopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.titleEducação física e estudantes com transtorno do espectro autista: uma revisão da literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4274924U5pt_BR
dc.description.abstractxIn this text, our focus turns to autistic students involved with the practice of Physical Education and in this scenario we debate a relationship that is established with given consequences. Individuals with ASD have impairments in communication and social interaction, in addition to restrictive and repetitive patterns of behavior. These characteristics make it difficult to access the practice of physical activity and may negatively accentuate the development of motor and social skills. Thus, the objective of this study was to gather with the intention of analyzing original studies of experimental and / or observational character and to verify the implications of physical education classes in several aspects of the individuals with ASD. For this, six experimental articles and five observational articles were analyzed. In the performed analyzes, congruences were found regarding the deficit in the level of physical activity performed by these individuals and in the social interaction, and also that from the structuring of activities it is possible to reduce these deficits. It was possible to conclude that it is necessary to plan the school environment in addition to the activities proposed in physical education classes so that students with ASD have more opportunities in society.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FIGUEIRÊDO, Paulo Henrique Tavares de..pdf804,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons