Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33333

Compartilhe esta página

Título: Educação física e estudantes com transtorno do espectro autista: uma revisão da literatura
Autor(es): FIGUEIRÊDO, Paulo Henrique Tavares de
Palavras-chave: Transtorno Autístico; Educação Física; Estudantes
Data do documento: 25-Jun-2019
Citação: FIGUEIRÊDO, P. H. T.
Abstract: Neste texto, o nosso olhar se volta para alunos autistas envolvidos com a prática da Educação Física e neste cenário debatemos uma relação que se estabelece com dadas consequências. Indivíduos com TEA tem prejuízos na comunicação e interação social, além de padrões restritivos e repetitivos de comportamento. Essas características dificultam o acesso da prática de atividade física podendo acentuar de modo negativo o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais. Assim sendo o objetivo desse estudo foi reunir com o intuito de analisar estudos originais de caráter experimental e/ou observacional e verificar quais as implicações de aulas de educação física em diversos aspectos dos indivíduos com TEA. Para isso foram analisados seis artigos experimentais e cinco observacionais. Nas análises realizadas foram encontradas congruências quanto ao déficit no nível de atividade física realizada por esses indivíduos e na interação social, e também que a partir da estruturação de atividades é possível diminuir esses déficits. Foi possível concluir que é necessário um planejamento do ambiente escolar, além das atividades propostas nas aulas de educação física para que os estudantes com TEA tenham mais oportunidades na sociedade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33333
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FIGUEIRÊDO, Paulo Henrique Tavares de..pdf804,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons