Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32905

Comparte esta pagina

Título : Iniciação científica no nível técnico, desempenho em nível superior? Um estudo sobre o Pibic-Técnico no IFPE
Autor : SILVA SOBRINHO, Carlos Augusto Domingos da
Palabras clave : Política pública; Ensino técnico; Pesquisa – Avaliação; Bolsas de estudo; Bolsistas; Institutos federais de educação, ciência e tecnologia
Fecha de publicación : 14-nov-2018
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), gerido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com as instituições de pesquisa e inovação no Brasil, foi criado em 1998 e constituiu importante marco nas políticas públicas de Iniciação Científica (IC) no país. A partir de 2006, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (CEFET-PE) passa a desenvolver o programa no nível técnico. Após a transformação do CEFET-PE em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), por meio da Lei nº 11.892/08, a política pública ganha ainda mais força a ponto de concentrar o segundo maior quantitativo de bolsas concedidas nos últimos anos, figurando na primeira posição se considerados os anos de 2015 e 2016. Este trabalho se propõe a investigar se os beneficiários do programa ingressam na graduação, desenvolvem pesquisa no nível superior e ingressam na pós-graduação em maior proporção que os estudantes que não acessam o PIBIC-Técnico. Para tanto, foram aplicados questionários aos grupos de beneficiários e não beneficiários do programa e comparados os resultados com a ajuda da estatística descritiva.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32905
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Carlos Augusto Domingos da Silva Sobrinho.pdf2,49 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons